Geral
Jardim Botânico comemora o Dia do Pampa
Publicado em
16/12/2018 16h07
Atualizado em
31/10/2022 13h01
O Dia do Pampa é comemorado nesta segunda, dia 17/12, e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro preparou uma atividade educativa sobre este bioma, que ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul e 2% do Brasil. As atividades, organizadas pelo setor Educativo do Museu do Meio Ambiente, serão: exibição de filme e dinâmicas com jogos didáticos. O filme sobre o Pampa será exibido em looping nos monitores disponíveis do Laboratório durante toda a atividade. Os visitantes vão poder participar do evento das 14h às 17h, no laboratório didático do Museu.
O visitante vai conhecer um pouco mais sobre este bioma com as informações de um toten, exposto na entrada principal do Jardim, indicando a localização no arboreto de espécies que ocorrem no Pampa. São elas: Butim-jataí (Butia yatay), Geriva (Syagrus romanzoffiana), Aroeira (Schinus terebinthifolia), Atajuba (Maclura tinctoria) e Capim-dos-pampas (Cortaderia selloana); todas identificadas com placas.
Os cafés que funcionam dentro do Jardim (concessionários) também vão celebrar a data com cardápios especiais.
O Praça Café inseriu o XIS no cardápio. Este sanduíche, de pão francês com carne assada e queijo prensado na chapa, é muito conhecido no sul do país.
O Garden Café colocou no cardápio o churrasco à moda gaúcha. Ele é servido com arroz carreteiro e mate à moda da casa.
No Jarbô, espetinho de alcatra no cardápio. Ele é servido com arroz carreteiro, farofa da casa e chimichurri, molho muito usado no sul do país.
Viva o Pampa!
foto I Capim-dos-pampas (Cortaderia selloana) | Alexandre Machado