Geral
Meditação no Jardim
O Espaço de Meditação do Jardim Botânico, que será inaugurado amanhã, fica atrás do bromeliário, tem cerca de 200m2, muita sombra de árvores frondosas e também alguns bancos de madeira.
A meditação está presente em quase todas as religiões mas não pressupõe nenhuma fé religiosa e há diferentes abordagens e diferentes objetivos para quem a pratica. Muitos benefícios para a saúde física e mental são atribuídos à pratica regular de meditação, entre eles estão a redução do estresse e da ansiedade, a melhora do sistema cardiovascular, redução da insônia e de distúrbios mentais, aumento da criatividade, alívio da dor física e emocional, fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da concentração.
Os visitantes podem fazer meditação em outras áreas, mas esta é a única onde é permitido sentar no chão, colocar canga ou mat (tapete de ioga). O espaço não é exclusivo para meditação, porém todos devem fazer silêncio para favorecer a prática. Para usá-lo não há reserva nem credenciamento de alunos e/ou professores e todas as técnicas de meditação podem ser praticadas.
As regras do Regulamento de Uso Público do Jardim Botânico do Rio de Janeiro devem ser respeitadas. Portanto, não é permitida a divulgação de imagens desta área ou de qualquer outra do JBRJ para fins comerciais, entrar com objetos que possam danificar o acervo de plantas ou perturbar a ordem dos demais visitantes, tais como: cadeiras, bancos, instrumentos musicais, aparelhos sonoros, sinos, incensos e carrinhos para suporte de equipamentos.
Saiba mais sobre o Regulamento de Uso do JBRJ:
Serviços
- A bilheteria mais próxima do espaço de meditação é a da rua Pacheco Leão, 915
- As bilheterias do Jardim Botânico estão abertas às segundas-feiras: das 12h às 18h / de terça a domingo: das 8h às 18h
- Recomendamos o uso de repelentes
foto da Home: Alexandre Machado