Geral
Festival Artesol celebra a diversidade do artesanato brasileiro
Evento acontece no Museu do Meio Ambiente a partir de 22 de novembro, trazendo seminários, oficinas e exposição.
Completando 20 anos de história em 2018, a organização Artesol realiza, pela primeira vez, o Festival Artesol, com exposição, seminário e oficinas, celebrando a diversidade de técnicas artesanais, matérias-primas e processos criativos no Brasil. O evento vai ocupar os salões do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 22 de novembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019. O Festival vai focar na perspectiva da Cultura Imaterial do fazer artesanal nacional, representado por artesãos das cinco regiões do país.
Além da conexão do público com os artistas, o Festival Artesol promove o contato com os biomas brasileiros, que fornecem as matérias-primas para o desenvolviemento das mais diversas técnicas artesanais. Também será possível observar a influência de referências sagradas e memórias ancestrais de povos indígenas, assim como tradições de povos africanos e europeus.
"Queremos dar visibilidade a essa forma tão verdadeira de arte que é o artesanato que brota do do encontro do imaginário do artesão com a matéria e as formas da natureza ao seu redor. Com o Festival, teremos, além da exposição, uma oportunidade ímpar para o debate, a troca de experiência e de compartilhamento de histórias autênticas", afirma Sonia Quintella, presidente da Artesol.
O festival tem patrocínio exclusivo da Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura. "Na exposição, valorizamos o artesanato e os artesãos brasileiros que representam a rica diversidade cultural criativa do nosso país. Desta forma, colocamos a cultura no centro das reflexões sobre transformação social e sustentabilidade", declara Christiana Saldanha, gerente de patrocínios da Vale.
O Festival vai reunir trabalhos de mais de 200 diferentes artistas vindos de todas as regiões do Brasil, incluindo indígenas das etnias Mehinako, Ashaninka, Juruna, Marubo e Karajá. Dentre os artistas populares, destaque para as peças de Mestres Vitalino e Galdino (PE), Veio (SE), Nino (CE), Isabel (MG) e nomes reconhecidos pelo trabalho de co-criação com designers, como o caso de Espedito Seleiro com os Irmãos Campana.
Exposição Criativos por Tradição
Entre as peças selecionadas pela curadoria estão telas bordadas, animais criados a partir de galhos retorcidos da caatinga, figuras humanas imaginadas pelos mestres da madeira e do barro, trançados com fibras da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica e dos Pampas, potes de cerâmica inspiradas na arte rupestre do país, gibões e sandálias de couro da cultura sertaneja. O conjunto das obras expressa a potência criativa das comunidades artesãs.
Seminário Fazer Artesanal/Patrimônio Imaterial
O seminário acontece nos dias 23 e 24 de novembro, com a participação de especialistas em artesanato brasileiro em suas mais diversas perspectivas: patrimônio cultural, política pública, design, moda, empreendedorismo, sustentabilidade e mercado, além de outros temas voltados para a valorização do fazer artesanal.
As inscrições podem ser feitas pelo site festival.artesol.org.br/seminario
Oficinas
As oficinas acontecem nos fins de semana durante o período da Exposição, permitindo um contato direto com técnicas artesanais através de atividades mediadas pelos próprios artesãos. Haverá vivências de pintura corporal indígena, trançados, bordados, renda, xilogravura, entre outras. As atividades são gratuitas e as inscrições poderão ser feitas no site festival.artesol.org.br/oficina/
Serviço
Festival Artesol - Festival da Cultura Imaterial no Fazer Artesanal
Data: de 22 de novembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019
Horários: Dia 22/11 - Abertura - das 19h às 21h
Segundas-feiras - das 12h às 18h
De terça a domingo - das 10h às 18h
Seminário: 23 e 24 de novembro
Oficinas: fins de semana de dezembro/2018 e janeiro/2019
Local: Museu do Meio Ambiente Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico 1008
Entrada franca
Mais informações no site:http://festival.artesol.org.br