Geral
Mbaé Kaá, livro de Barbosa Rodrigues, é relançado
O livro Mbaé Kaá - O que tem na mata: Tapyiyetá Enoyndaua - A Botânica nomenclatura indígena, do naturalista João Barbosa Rodrigues, publicado pela Imprensa Nacional em 1905, será relançado pela Dantes Editora nesta terça-feira (13/11), às 17h, durante o Evento Selvagem - Ciclo de Estudos Sobre a Vida, que acontece no Teatro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Barbora Rodrigues (Rio de Janeiro, 1842) foi diretor do Museu Botânico do Amazonas, em Manaus, e diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde trabalhou até morrer em 1909, tendo publicado importantes trabalhos em botânica. Em expedições e estudos, aprendeu a falar o nheengatu, idioma conhecido por Tupy ou Karany (guarani).
Em Mbaé Kaá, Barbosa apresenta uma abordagem visionária para sua época, dissertando sobre as nomenclaturas que os povos nativos davam às espécies botânicas. Ele descobriu que os nomes das plantas dados pelos índios trazem características, atributos e indicações de uso das plantas. São, assim, nomenclaturas integradas ao conhecimento desses povos sobre seu ambiente.
Mesmo dentro do vocabulário da época e das perspectivas do início do século XX, Mbaé Kaá revela-se um livro fundamental para apoiar o reconhecimento da sabedoria indígena no Brasil e no mundo.
A nova edição traz novas notas e foi ilustrada por crianças, jovens e adultos Guarani durante uma oficina em setembro de 2018 na aldeia Pyau, em São Paulo.
A apresentação é assinada por Sergio Besserman Vianna, presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a introdução é de Fabio Rubio Scarano, pesquisador da UFRJ e BPBES - Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. O livro conta com apoio institucional do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e com o patrocínio da Associação de Amigos do Jardim Botânico - AAJB, e da BPBES.
Confira a programação completa do evento, que vai até o dia 15/11
*Entrada livre. Evento sujeito à lotação.
*Teatro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Rua Jardim Botânico, 1008