Notícias
Pesquisadores se reúnem na USP para fortalecer ações de monitoramento de polinizadores
Equipe do eixo de pesquisa Interaçao com a Sociedade do INPol se reúne na USP para fortalecer ações de monitoramento de polinizadores.
Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2025, a equipe do Eixo de Interação com a Sociedade do INCT Polinização realizou sua primeira reunião presencial no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo. O encontro, promovido em parceria com o INCT IN-TREE, reuniu 14 pesquisadores de diferentes instituições para fortalecer colaborações e planejar as próximas ações da equipe. O eixo tem a coordenação de Blande Viana, da Universidade Federal da Bahia.
Durante os dois dias de atividades, as discussões abordaram desafios e oportunidades para o monitoramento participativo dos polinizadores e estratégias de engajamento. Entre os temas, Fabiana Oliveira da Silva, da Universidade Federal de Sergipe, apresentou um estudo sobre as Soluções Baseadas na Natureza (NBS) e sua aplicação na ciência cidadã para a educação. As NBS são abordagens que utilizam processos ecológicos para enfrentar desafios sociais, como a degradação ambiental e a segurança alimentar. O conceito, promovido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) desde 2009, tem ganhado destaque em eventos globais, como a COP-15 da Biodiversidade.
Outros destaques incluíram a apresentação de Danilo Boscolo, professor doutor do Departamento de Biologia da USP, que reforçou a importância da cocriação de um monitoramento participativo envolvendo a comunidade escolar para a conservação de polinizadores e da flora associada. Já Cláudia Inês da Silva, pós-doutoranda da USP, refletiu sobre a contribuição dos terreiros religiosos na preservação da biodiversidade e das áreas verdes em Salvador. Onildo João Marini Filho, representante do ICMBio, apresentou o Programa Monitora e o PAN Polinizadores , iniciativas voltadas ao monitoramento e conservação da biodiversidade em escala nacional. Enquanto o Monitora acompanha a biodiversidade em unidades de conservação, o PAN Polinizadores foca na proteção dos polinizadores em diferentes ambientes, dependendo da colaboração entre pesquisadores, gestores ambientais e a sociedade civil para sua implementação e sucesso.
Ainda no primeiro dia, o grupo trouxe para o centro das discussões os protocolos FitCount e Guardiões da Polinização, utilizados pelo INPol para gerar informações úteis para a conservação de polinizadores e a manutenção dos serviços ecossistêmicos associados à polinização. Eles permitem que pesquisadores e voluntários coletem dados sobre a frequência e o tipo de visitantes florais, ajudando a entender padrões de polinização e possíveis impactos ambientais.
No segundo dia, a programação foi voltada à oficina prática de testes destes protocolos e contou com a participação do Grupo Espaço USP Sustentabilidade. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre o que é ciência cidadã e experimentar a observação e fotografia de visitantes florais em campo.
