Ilustração Botânica I
Professores: Malena Barretto e Paulo Ormindo
Carga Horária: 72h | Período de inscrição: 3 de Março a 1 de Abril
Período de realização: 05 de Abril a 30 de Junho
Dia da semana: Terça–Feira e Quinta-Feira
Horário: Manhã de 9h às 12h / Tarde de 14h às 17h
Enviar a Ficha de Inscrição preenchida, junto com comprovante para o e-mail: extensao@jbrj.gov.br
Formato: Presencial
No de alunos: 20 alunos por turma
Técnicas: Grafite e Nanquim
Público-alvo: Estudantes e profissionais das áreas de Belas Artes, Design, Arquitetura, Paisagismo, Biologia, Engenharia Florestal e áreas afins. Alunos que desejam ter contato com a Ilustração Botânica na técnica de grafite e nanquim. Não há pré-requisitos.
1. INVESTIMENTO
Valor: R$ 1.320,00 - 3x de R$ 440,00.
A primeira parcela deve ser paga no ato da inscrição.
Conta para pagamento:
Banco do Brasil
Agência: 2234-9
Conta corrente: 32.075-7
Razão Social: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica
CNPJ: 06.220.430/0001-03.
OBS.: Em caso de desistência será descontado um valor de 10% do valor investido.
2. Objetivos: Instruir e qualificar desenhistas para atuarem como apoio à pesquisa botânica. O curso atende a demanda de instituições científicas por desenhistas especializados em ilustração botânica. Os temas e as técnicas empregadas no curso oferecem ao aluno os meios necessários para desenvolver sua aptidão como ilustrador botânico. Esse curso ao seu término abre uma seleção de candidatos a três vagas de estágio voluntário junto a um pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
3. Ementa: Desenho de observação de plantas vivas e herborizadas na técnica de grafite e nanquim. Representação figurativa das estruturas morfológicas com auxilio de uma lupa de mão.
4. Programa: Desenhos de tipos de folhas, nervação, disposição das folhas no caule, frutos secos e carnosos, verticilos florais, composição para montagem de prancha botânica com estruturas morfológicas, escalas e nomenclatura cientifica. Desenho de observação com instrução sobre os elementos que caracterizam as espécies utilizadas. Emprego do lápis para definição das formas, luz e sombra e acabamento em nanquim.
5. CURRÍCULO RESUMIDO DE COORDENADORES E DOCENTES
Malena Barretto é artista plástica, começou sua carreira como ilustradora científica no Museu Nacional UFRJ em 1976 e mais tarde ingressou no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro-JBRJ onde permaneceu até 1988. Recebeu em 1989 a primeira Bolsa Artística da Fundação Botânica Margaret Mee para especialização em ilustração botânica no Royal Botanic Gardens of Kew, Inglaterra. Participou de exposições coletivas sendo as mais recentes “Mata Atlântica Ciência e Arte” no Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico (2015), “Arte Botanica nel Terzo Millenio” no Museo della Grafica, Pallazo Lafranchi, Pisa (2013). Na galeria Shirley Sherwood no Royal Botanic Gardens of kew, Inglaterra, participou das exposições “Old and New South American Botanical Art” (2010) e “ Kew Artists exhibition” (2011). Durante o ano FrançaBrasil em 2005 realizou exposição individual de seus trabalhos na galeria do Parc Floral em Vincennes, Paris. Em 1999 apresenta aquarelas de bromélias raras em parceria com pinturas de bromélias de Margaret Mee na exposição “Mestras do Boavista” no Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro. Seu trabalho pode ser visto em publicações como “Árvores notáveis, 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2008) ”Malena Barretto, aquarelas e desenhos da Flora Brasileira” (2005), “Passion for Plants” (2001), “Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais” (1999) “Jardim de Aclimação” (1993) e “Plantas das Caatingas” (1989). É professora convidada do JBRJ desde 2001.
Paulo Ormindo possui graduação em Gravura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especializado em IIustração Botânica pela Fundação Botânica Margaret Mee no Royal Botanic Gardens, Kew - Inglaterra (1995/1996), É Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2002). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, curso de Belas Artes (licenciatura) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Tem experiência na área de Artes e Botânica, com ênfase em Desenho Cientifico, atuando principalmente nos seguintes temas: botânica, ilustração, arte, aquarela, nanquim e Historia da Arte Botânica no Brasil. Professor convidado do JBRJ desde 2001.
Lista de material:
Lápis n° HB, 2B e 4B ou lapiseiras 2 mm com grafites HB, 2B e 4B.
Borracha plástica TK branca.
1 Bloco de papel “Canson” Lay-out, branco liso tamanho A3 120g/m2 ou mais 1 Bloco de papel vegetal A3
Compasso
Régua
Estilete
Uma lupa de mão
1 caneta para nanquim com pena 0.1 Trident/Desigraph
1 frasco de tinta nanquim para caneta
Bibliografia de apoio:
BRITO, A.L.V. Toscano de, Orquídeas da Chapada Diamantina /A.L.V. Toscano de Brito e Phillip J. Cribb; ilustrações de Paulo Ormindo; fotografias de Calil Neto. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CARNEIRO, Diana , Ilustração Botânica: princípios e métodos . Editora UFPR; 2011.
CHRISTABEL,King, The Kew Book of Botanical Illustration, Search Press Limited , 2015.
MEE, Margaret. In search of Flowers of the Amazon Forests. Nonesuch Expeditions Ltd., 1998.
ORMINDO, Paulo (org.) & BARRETTO, M. H. Árvores notáveis 200 anos do Jardim Botânico do Rio de janeiro. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson estúdio, 2008.
STEARN, William T. and Blunt, Wilfrid. The Art of Botanical Illustration. New edition, revised and enlarged Antique Collectors’Club in association with The Royal Botanic Gardens, Kew, 1995.
WEST, Keith. How to Draw Plants. The techniques of botanical illustration, The Herbert Press, 1983.