Sobre o Programa
Escola Jardim é um programa de capacitação para servidores e funcionários contratados do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e instituições parceiras. Desenvolvido e oferecido pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT, tem o compromisso de promover o desenvolvimento humano por meio da educação corporativa.
Objetivo
Estabelecer e agregar programas de educação não formal e redes de aprendizagem voltados ao desenvolvimento humano, para aprimorar habilidades e competências das pessoas nos ambientes organizacionais.
Eixos de Ação
As atividades da Escola Jardim estão distribuídas em três eixos de ação:
O eixo de Capacitação e Desenvolvimento Profissional está constituído de cursos, oficinas e palestras para aprimoramento do desempenho dos servidores e funcionários contratados do JBRJ, em temas de gestão e procedimentos administrativos, legislação, atividades técnico-tecnológicas e visitação pública.
O eixo Acolhimento e Ambientação é formado por atividades para apresentação da missão e valores, história e patrimônio, estrutura organizacional e espaços do JBRJ aos novos servidores, funcionários contratados, alunos e bolsistas, bem como, a prestadores de serviços ocasionais. Além de proporcionar o senso de pertencimento institucional e estimular a boa convivência no ambiente profissional, promove valores de acolhimento, incluindo atividades educativas e recreativas com participação de familiares.
A Capacitação Extramuros envolve atividades de capacitação a equipes de outras instituições, particularmente em demandas para implantação, estruturação e desenvolvimento de jardins botânicos, nos âmbitos federal, estadual e municipal e no desenvolvimento de pessoas em outros órgãos públicos. As iniciativas envolvem interação com outras organizações, seja no sentido de prestação de serviço ou acordos de colaboração e parcerias.
Diretrizes e escopo
• Desenvolvimento institucional e de carreiras.
• Desenvolvimento de competências e formação técnico-científico.
• Criatividade e inovação no ensino-aprendizagem.
• Disseminação do conhecimento científico em biodiversidade.
• Ações sociais e integração com setores diversos da sociedade.
• Gestão de jardins botânicos e conservação da flora.
• Interpretação e educação ambiental e práticas sustentáveis.
• Conservação e divulgação dos acervos científicos e histórico-culturais.
• Pensamento crítico e autônomo e senso ético e estético.
Atribuições
• Coordenar, desenvolver, propor e organizar programas e práticas educacionais, com vistas ao aprimoramento do ambiente organizacional no cumprimento da missão e alcance de metas institucionais do JBRJ.
• Propor, promover, organizar, preparar e aplicar cursos, treinamentos e outras atividades instrutivas, de natureza pontual ou continuada, no formato presencial e remoto, no âmbito da educação corporativa no JBRJ.
• Prover apoio administrativo e logístico para a realização das atividades de educação corporativa no JBRJ, incluindo a organização documental e emissão de certificados.
• Articular com a Coordenação de Gestão de Pessoas e outros setores do JBRJ para a identificação de necessidades de formação e proposição de atividades, fornecendo apoio à execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do JBRJ.
Abordagens Pedagógicas
• Combinação de processos para estímulo à criatividade e desenvolvimento de pensamento crítico e autônomo com conteúdos teóricos e práticas instrucionais voltados ao conhecimento técnico-instrumental.
• Processos ativos, flexíveis e contínuos de ensino-aprendizagem, dirigidos para a solução de problemas concretos no ambiente organizacional.
• Processos colaborativos entre indivíduos, setores e organizações, com base nas interações e troca de experiências e aprendizado de práticas profissionais.
• Indução de ambientes de debate, reflexão e construção de conhecimento para a proposição de práticas e soluções inovadoras na resolução de problemas.
• Espaços de aprendizagem diversos, com atividades em sala de aula e em diversas instalações do Jardim Botânico, como arboreto, laboratórios, coleções e edificações históricas.