Notícias
Senai Ceará adota diploma digital assinado com certificado ICP-Brasil
Os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai do Ceará poderão acessar os diplomas de forma eletrônica graças à implantação da assinatura digital por meio do certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Desde abril, a unidade do estado está capacitando os funcionários da secretaria escolar, além dos analistas, supervisores educacionais e a equipe de atendimento, para auxiliar os docentes, clientes e alunos sobre o novo sistema.
O novo sistema tem como benefícios a agilidade do acesso aos certificados, autenticidade dos documentos, bem como a segurança das informações e a redução a praticamente zero de possibilidades de falsificação dos diplomas.
Os usuários têm acesso a um portal onde fazem o upload de documentos, que são encaminhados para assinatura dos responsáveis indicados. A plataforma dispara automaticamente um e-mail para os contatos previstos assinarem o documento com o certificado digital.
O documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica do diploma em papel assinado de próprio punho. De acordo com o Conselho Nacional de Educação, a expedição e o registro do diploma estão isentos de cobrança pela unidade escolar. Mais informações sobre o uso do certificado digital para assinatura de diplomas podem ser acessadas no Portal do Ministério da Educação – MEC.
Outras unidades também já utilizam o diploma digital, como o Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo e a Universidade de São Paulo – USP. As duas universidades adotaram o sistema há quatro anos. Com a assinatura digital, Belas Artes leva apenas um dia para assinar aproximadamente cem diplomas, sendo que antes o tempo gasto era de uma semana.