Notícias
Sefaz-GO destaca a utilização do certificado digital - 10ºCertForum
Durante a realização do 10ºCertForum - etapa Goiânia, a Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz-GO) apresentou o funcionamento de serviços que requerem a utilização do certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e), a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e o Código Tributário Estadual (CTE).
Segundo o gerente de Informações Econômico-Fiscais da Sefaz-GO, Marcelo de Mesquita Lima, utilizar certificados digitais tem sido bastante proveitoso para perceber as novas realidades dos municípios goianos. Segundo Lima, o certificado digital é mais uma das muitas ferramentas tecnológicas que modernizaram gestões de pequenos negócios, os organizando e provendo de celeridade e independência. "Muitos moradores de zonas rurais do estado já utilizam o computador para executar serviços. A nota fiscal eletrônica e o certificado digital ICP-Brasil são realidades em Goiás. Em breve, muitos outros serviços eletrônicos serão providos pela Sefaz-GO. A modernização a partir de processos totalmente sem papel é uma via sem retorno", destacou.
Autoridade do Carimbo do tempo - ACT
O coordenador de operações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Luis Carlos de Oliveira Porto, palestrou sobre a Autoridade do Carimbo do Tempo (ACT) durante o 10ºCertForum - etapa Goiânia, explicando sobre detalhes técnicos e sobre os conceitos e usos do carimbo.
O carimbo do tempo, segundo Porto, trata-se do conjunto de atributos fornecidos pela parte confiável do tempo que, associado a uma assinatura digital, confere provar a sua existência em determinado período de tempo."Criptografa-se o conteúdo de um documento e, após isso, os atributos ano, mês, dia, hora, minuto e segundo lhe são conferidos, servindo como prova de sua autenticidade. A Autoridade do Carimbo do Tempo atesta a questão temporal e o conteúdo de uma transação"