Notícias
Prefeitura de Aracaju anuncia plataforma virtual com certificado digital
Para dinamizar o relacionamento com a sociedade e modernizar os serviços, a Prefeitura de Aracaju apresentou a plataforma Ajuinteligente. O sistema possibilitará acesso a todos os serviços da prefeitura de forma virtual aos cidadãos e disponibilizará comunicação interna entre departamentos do estado com envio de memorandos, circulares e documentos oficiais com assinatura digital certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
O cidadão terá acesso a diversos serviços como obtenção da escritura do imóvel, solicitação de um serviço e apresentação de reclamação, entre outros serviços de responsabilidade do poder municipal. A partir da plataforma, se inicia a transição para que todos os processos documentais da Prefeitura de Aracaju e seus serviços se tornem digitais.
A ferramenta diminui a burocracia, gerando celeridade e economicidade de recursos, já que tudo será feito através do smartphone, tablet ou computador. Evita-se ainda o deslocamento do cidadão até o órgão.
O projeto faz parte do Planejamento Estratégico da administração municipal e se soma a outras iniciativas com foco na modernização dos serviços e funcionalidade para o cidadão. Outros serviços digitais estão presentes em áreas como saúde, com o prontuário eletrônico; educação, através da matrícula online; trânsito, como os semáforos inteligentes; e segurança, com o videomonitoramento nas unidades de saúde, nas escolas municipais e acompanhamento nas viaturas da Guarda Municipal.