Notícias
PJ-e alcança 300 mil ações na Justiça Federal da 3ª Região
O Processo Judicial Eletrônico – PJ-e chegou no mês de maio à marca de 300 mil processos na Justiça Federal da 3ª Região, que engloba as subseções judiciárias dos estados de São Paulo e Mato grosso do Sul. São 300 mil processos que deixaram de tramitar fisicamente, em papel, e passaram a circular digitalmente, tendo esses sua validade jurídica garantida pela assinatura com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Implantado em agosto de 2015 na 3ª Região, o sistema teve um cronograma gradual de instalação e de determinação de uso obrigatório e, já em agosto de 2017, alcançou todas as 51 subseções judiciárias. O expressivo número de ações e recursos que deixaram de tramitar na forma tradicional resultou na economia de milhões de folhas de papel – além de capas, etiquetas, caixas, grampos, tinta para impressão, armários, combustível para transporte e espaço para armazenar todo esse material.
Outra vantagem do PJ-e é a acessibilidade. Qualquer pessoa pode consultar um processo em que seja parte sem ter que se deslocar até a vara ou ao Tribunal. Os advogados podem ingressar com ações a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana ou feriados, em qualquer lugar que estejam, seja em casa ou no escritório.