Notícias
ITI recebe Sincor-SP para debate sobre seguros
Aconteceu na manhã da última quarta-feira, 9, reunião entre representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, do Sindicato dos Corretores de Seguros e Resseguros no Estado de São Paulo – Sincor-SP e da Autoridade Certificadora – AC Sincor. O encontro aconteceu na sede do Instituto e teve como objetivo debater e apresentar propostas para aprimoramento dos seguros oferecidos para o setor de certificação digital.
Atualmente, para tornar-se uma Autoridade Certificadora – AC ligada à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, a entidade ou empresa interessada deve pagar uma apólice de seguros, porém, com o crescimento das aplicações e dos usos do certificado, um novo cenário foi construído, e, com o intuito de manter-se sempre atualizado e seguidor das boas práticas, o ITI, por meio de sua Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização, visualizou a possibilidade de um estudo para aprimorar os seguros para certificação digital.
Para tanto, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos Machado, produziu um estudo que justifica a criação de uma carteira de seguro exclusiva para certificação digital. O material apresenta uma analise do mercado de certificação digital. “Produzi esse estudo, pois enxerguei a necessidade e a possibilidade de aperfeiçoar a esfera da certificação. Agora, entregarei esse projeto para pessoas que entendem do setor de seguros, e, por conta disso, terão a capacidade técnica de indicar se a proposta é ou não viável”, afirmou Lemos, que destacou também o início das conversas com o Sincor-SP. “Os contatos entre ITI e Sincor-SP foram iniciados durante o 11º CertForum, e, após demonstrado interesse de ambas as partes, marcamos este encontro para iniciar os trabalhos.”
Durante a reunião, foi feita uma breve explanação sobre a ICP-Brasil e sua importância para o Brasil e, em seguida foi entregue o documento com o estudo ao presidente da Sincor-SP, Mário Sérgio Santos, que mostrou-se bastante interessado na proposta e destacou a importância desse tipo de inciativa. “Nós já estávamos estudando o setor de certificação digital, então foi muito feliz o convite do ITI para essa conversa, que trará mais subsídios para o projeto”, destacou Santos.
Participaram da reunião pelo ITI, o diretor de de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Paulo Lemos e o coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização, Pedro Cardoso. Estiveram presentes ainda o presidente da Sincor-SP, Mário Sérgio Santos, o coordenador da Comissão Técnica de Responsabilidade Civil da Sincor-SP, Ivo Marcos Falcone e o coordenador da Comissão de Tecnologia da AC-Sincor, Clovis Kaminskas.