Notícias
Estagiários do ITI desenvolvem chat com criptografia avançada
O ITI nasceu com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), porém cada vez mais se converte também em um centro de desenvolvimento de tecnologia da informação.
Na última segunda-feira, 01 de abril de 2024, a equipe da Coordenação de Comunicação (CCOM) entrevistou o grupo de estagiários da Coordenação Geral de Inovação, Cooperação e Projetos (CGICP) do Instituto, responsáveis pelo desenvolvimento de um protocolo de envio e recebimento de mensagens de texto com criptografia avançada.
A criação do chat surgiu de um desafio proposto por Joelmo Oliveira, coordenador da CGICP, para que os estagiários entendessem a criptografia na prática e de forma didática. O desafio consistia em um jogo onde dois grupos distintos deveriam se comunicar com criptografia assimétrica e um terceiro grupo tentaria decifrar as mensagens trocadas.
A tecnologia desenvolvida por Anderson Lima (23), Arthur Carneiro (24), Bruno Ricardo (20), Luca Clerot Aviani (20), Luís Braga (21), Gabriel Teles (23) e Miguel Moreira (22), sob a liderança de Thiago Krasauskas (39), levou por volta de 15 dias para ficar pronta e foi desenvolvida sem apoio de pesquisador ou grupo de pesquisa externo.
O trabalho deverá ser disponibilizado para quem quiser baixar e fazer implementações.
Saiba mais
A criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, é aquela baseada no uso de pares de chaves distintas (privada e pública) para cifrar/decifrar mensagens. As duas chaves são relacionadas através de um processo matemático, usando funções unidirecionais para a codificação da informação. Uma chave, chamada chave pública, é usada para cifrar, enquanto a outra, chamada chave secreta, é usada para decifrar.