Notícias
EBC: processos eletrônicos com certificação digital ICP-Brasil
Representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizaram visita técnica ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) na tarde da última segunda-feira (25). O objetivo do encontro foi conhecer sobre a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), os principais conceitos, usos e aplicações. Participaram do encontro o gerente-executivo e a assessora da Superintendência de Comunicação Multimídia, Anselmo Massad e Priscilla Pimenta, respectivamente, além do coordenador-geral de Normalização e Pesquisa, Wilson Hirata, e o assessor técnico, Ruy Ramos, ambos do ITI.
De acordo com Massad, a EBC deseja aderir a gestões eletrônicas de documentos e eliminar, gradativamente, a partir de aplicações que viabilizem agilidade, confidencialidade e validade jurídica, o uso do papel. “A EBC realiza um movimento contínuo de modernização em sua infraestrutura. Sabemos da importância de implementar dispositivos que permitam ao documento eletrônico produzir os mesmos efeitos do documento em papel e, em algum momento, faz-se necessário o uso do certificado digital ICP-Brasil. A visita ao ITI nos permitiu conhecer vários detalhes técnicos, jurídicos e administrativos a respeito dessa tecnologia”, comentou.
Para Ruy Ramos, o interesse na certificação digital por parte de uma empresa pública do porte da EBC reflete, positivamente, sobre o trabalho desenvolvido pelo ITI. “Uma das missões desta autarquia é colaborar para que entes públicos conheçam a certificação digital ICP-Brasil, já que se trata de uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de culturas mais sustentáveis no serviço público. Quando uma empresa como a EBC demonstra interesse em utilizar essa tecnologia, temos convicção que produtos, aplicações e serviços que utilizam certificados ICP-Brasil logram êxito de maneira contínua, balizando ainda mais o Sistema Nacional de Certificação Digital”, comentou.