Notícias
CFM cria hotsite sobre CRM Digital
O Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibilizou um hotsite sobre o CRM Digital, a nova cédula de identidade do médico brasileiro. O documento, disponível nos Conselhos Regionais (CRMs), foi confeccionado no modelo smartcard pronto para receber um certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Embora o profissional não esteja obrigado a instalar um certificado digital em sua identidade médica, no hotsite há textos que explicam sobre a importância do uso dessa tecnologia já que as opções de aplicações área profissional são muitas, tais como os sistemas de prontuário eletrônico do Paciente (PEP), os serviços do sistema Conselho de Medicina no Portal Médico que serão disponibilizados.
Se usado para assunto pessoais, o mesmo certificado digital da ICP-Brasil pode ser utilizado em serviços como o envio da Declaração do Imposto de Renda (IR), consulta à situação fiscal e cadastral na Receita Federal e na realização de transações bancárias pela internet. Para conhecer o site, acesse www.portal.cfm.org.br/crmdigital.
Relembre
Em abril, a Caixa Econômica Federal e o Conselho Federal de Medicina (CFM) assinaram um termo de cooperação para prestação de serviços de certificação digital ICP-Brasil. Os médicos podem retirar o certificado digital na Caixa com tarifas diferenciadas, em especial àqueles que já forem clientes da instituição. Para requerer as vantagens previstas no acordo, os profissionais deverão apresentar a nova Carteira de Identidade Profissional, confeccionada em cartão plástico com chip, fornecida pelo Conselho. A expectativa é que 300 mil certificados sejam emitidos para atender a classe médica.