Notícias
Atestado médico pode ser assinado com certificado digital ICP-Brasil
A Associação Paulista de Medicina(APM) lançou em março deste ano o e-Atestado, atestado médico digital assinado com certificado no padrão da Infraestrutura Brasileira de Chaves Públicas (ICP-Brasil). Segundo a APM, a finalidade do e-Atestado é auxiliar no combate às fraudes no sistema de saúde, uma vez que os empregadores poderão verificar a veracidade dos atestados apresentados pelos funcionários.
De acordo com o diretor de Patrimônio e Finanças da APM, Murilo Rezende Melo, os atestados digitais oferecem mais segurança e autenticidade aos documentos apresentados por funcionário, diminuindo assim o número de fraudes. “Além de reduzir a quantidade de papel em circulação nos hospitais, uma vez que o atestado médico é um documento bastante comum, reduz-se também sua falsificação, ou seja apenas o médico poderá emiti-lo com uso do certificado digital da ICP-Brasil. Atualmente, 1.200 médicos fazem uso do documento eletrônico em São Paulo. Pretendemos assinar um acordo com a Associação Médica Brasileira para levar essa tecnologia para outros estados", afirma Melo.
O e-Atestado é iniciativa da APM e abrange somente o estado de São Paulo, podendo ser adquirido tanto por médicos que atuam como pessoa física quanto por clínicas e hospitais independentemente se forem ou não membros da Associação.