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Associações comerciais se unem para disseminar a certificação digital entre micro e pequenas
As associações rapidamente poderão virar os principais emissores da identidade digital. A afirmação é do diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, durante curso de capacitação para executivos e comerciais das Federações e Associações, que acontece ao longo desta semana na sede da Associação Comercial e Empresarial do Distrito Federal, em Brasília. “Temos o sistema computacional, temos a legislação. Falta a certificação digital conquistar os corações e mentes dos brasileiros”, destacou Martini.As associações comerciais do país estão se transformando em Autoridades de Registro com o objetivo de disseminar o uso do certificado digital entre as micro e pequenas empresas do país.
O principal trunfo é a oferta de certificados por valores abaixo dos praticados no mercado. O movimento também é importante para a própria sustentação econômica das entidades, na forma da prestação de serviços.Para isso, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) firmou um convênio com a Certisign para a emissão de certificados a pessoas físicas (e-CPF) e jurídicas (e-CNPJ). Os valores cobrados nesses certificados, com prazo de 12 a 18 meses, variam de R$ 160 e R$ 189. A meta, segundo o coordenador nacional do Programa de Geração de Receitas e Serviços da CACB, Luiz Antônio Bortolin, é a formação de uma rede de 2,3 mil associações comerciais capazes de prestar esse tipo de assistência aos empresários, como a própria emissão do certificado. “A oferta de produtos e serviços, como o certificado digital e a nota fiscal eletrônica podem garantir a sustentabilidade de Federações e Associações Comerciais de todo o país”.