Notícias
Assessor técnico do ITI participa do I Seminário de Gerentes do Sistema Fenacon
O assessor técnico da presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Eduardo Lacerda, apresentou palestra na manhã de hoje, 17, durante o I Seminário de Gerentes do Sistema Fenacon. O evento, realizado pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, acontece em Brasília.
Em sua apresentação, Lacerda falou sobre a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e sobre o sistema antifraude para um público formado por colaboradores de Autoridades de Registro - ARs e Postos de Atendimento. “É muito positivo ter esse momento de interação com vocês que trabalham no sistema ICP-Brasil. O trabalho realizado por vocês é de grande importância, vocês colocam na mão de um cidadão, ao emitir um certificado digital, uma procuração em branco que gera poder para que aquela pessoa assine qualquer tipo de documento”, afirmou Lacerda.
Dando seguimento à apresentação, o assessor falou sobre o crescimento do mercado de certificação digital e destacou que ainda há espaço para o desenvolvimento do setor, principalmente com a emissão de certificados digitais para pessoas físicas, uma fatia do mercado pouco explorada até o momento. Em seguida, Lacerda enumerou as ações que o ITI já tomou e pretende tomar para facilitar o trabalho do Agente de Registro na identificação do requente do certificado digital.
“Nós já estamos trabalhando com o Comunicado de Fraude, com softwares que verificam a integridade do documento de identificação e, neste ano, produzimos e entregamos às Autoridades Certificadoras – ACs o “Manual de Orientação para o Agente de Registro”. Documento que lista uma série de ações que podem ser seguidas para tornar mais seguro o processo de identificação do cidadão que solicita a emissão de um certificado digital”, detalhou Lacerda.
Ao final da palestra foram listados os procedimentos que devem ser colocados em prática para combater as fraudes no sistema ICP-Brasil. “Agora, estamos trabalhando para combater as fraudes com tecnologia. Até dezembro deste ano todas as AR's deverão trabalhar com a Lista Negativa, também sugerimos a criação de uma Lista positiva e o ITI está trabalhando para implantar o Sistema Biométrico da ICP-Brasil. Com ele, o cidadão que solicitar o certificado ICP-Brasil terá que fazer a identificação biométrica o que tornará o processo extremamente seguro. A proposta do Sistema Biométrico será apresentada no próximo dia 30, na reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil”, finalizou Lacerda.