Notícias
"As tecnologias são aliadas do meio ambiente" - 10ºCertForum, etapa Goiânia
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) realiza hoje, até às 18h, o 10ºCertForum - Fórum de Certificação Digital na cidade de Goiânia que sedia, pela primeira vez, uma etapa do fórum. O evento, que ocorre no auditório do Mercure Goiânia Hotel, conta com a organização da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e recebeu grande público na abertura dos trabalhos.
No primeiro painel de debates, o presidente do ITI, Renato Martini, iniciou seu discurso destacando os benefícios ambientais que a utilização de tecnologias, como a do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, propõe e promove de maneira simultânea novas e futuristas culturas."As tecnologias já demonstraram sua capacidade de racionalização do uso de insumos. O documento eletrônico tem esse viés e exemplos não nos faltam, como a compensação de cheques por imagem que utiliza certificados digitais ICP-Brasil, por exemplo. Os estados brasileiros devem apropriar-se dessas tecnologias que desmaterializam processos, desburocratizam a máquina pública e colaboram na geração de economias diversas", ressaltou.
Para o coordenador-Geral de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI/MPOG), César Augusto de Azambuja Brod, o processo de desmaterialização já demonstrou sua capacidade de reduzir custos e instaurar novos paradigmas na administração pública. No entanto, Brod crê que o aspecto cultural do processo em papel só pode ser superado mediante a criação de uma norma que determine a não utilização de insumos no âmbito público.
"Em 2011, o governo gastou R$ 34 milhões em compras de papel. Isso representa um trilhão e 700 milhões de folhas e, ao mesmo tempo, 228 mil árvores que precisaram ser derrubadas. O Brasil já tem cases que indicam a capacidade do estado em gerir de maneira eletrônica e identificada, a partir da utilização de certificados digitais ICP-Brasil, quaisquer processos. Precisamos de uma lei que regulamente a gestão eletrônica de documentos, tornando o Estado em um exemplo de sustentabilidade", frizou.
Também participaram da abertura do 10ºCertForum o superintendente da Tecnologia da Informação do Governo de Goiás, Gustavo de Pina Dias Adorno, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Agência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sergio Kafuri.
Segundo o diretor, a capital goiana foi uma das cinco escolhidas, entre 500 cidades consideradas emergentes na América Latina e Caribe, para receber apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na área de infraestrutura de Tecnologia da Informação. "Goiânia está incluída no projeto' Plataforma de Cidades Emergentes e Sustentáveis do BID', fato que convalida a capital como um dos futuros polos tecnológicos do país. Queremos cada vez mais trazer investimentos para o estado de Goiás e permitir que todas essas tecnologias estejam democratizadas e à disposição do cidadão local", destacou Kafuri.