Notícias
A presença do certificado digital nas ações do governo brasileiro - 10º CertForum – etapa Florianópolis
Encerrando o 10º CertForum – etapa Florianópolis, foram ministradas três palestras sobre a utilização de certificados digitais no âmbito de serviços disponibilizados pelo governo brasileiro ou com os quais mantém relação. A Receita Federal do Brasil destacou os números, as perspectivas e os avanços nas aplicações que demandam certificados digitais ICP-Brasil. Esta última mesa do 10º CertForum – etapa Florianópolis foi moderada pela assessora da presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação(ITI), Isabel Santos.
O auditor fiscal da Receita, Sérgio Fuchs, falou sobre o e-CAC, portal virtual onde pode ser consultada toda a situação tributária do contribuinte, a nota fiscal eletrônica (NF-e) além da praticidade, economia de tempo e recursos que o certificado digital ICP-Brasil proporcionou aos funcionários da Receita e aos usuários de seus sistemas.
O assistente da filial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de Florianópolis, José Célio Bento, apresentou os avanços do Conectividade Social ICP, canal de comunicação entre a Caixa Econômica Federal e as empresas que recolhem o FGTS. Por fim, o diretor de Operações e Tecnologia da Informação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, (ICESP) Kaio Bin, demonstrou como que um hospital que atende através do Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se o primeiro do país a operar de forma totalmente digital ao assinar seus laudos, receitas, atestados e prontuários médicos com certificados digitais ICP-Brasil.