Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
O IRD/CNEN lamenta profundamente o falecimento da física Helen Khoury, professora titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (DEN/UFPE), e se solidariza com familiares e amigos. Seu legado permanece vivo nos profissionais que formou e em sua extensa obra, que inclui a criação de um museu dedicado às ciências nucleares. O velório ocorrerá na segunda-feira, 3 de fevereiro, às 14h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. No final da tarde, às 17 horas, haverá a cerimônia de cremação.
Em nota de pesar, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) destacou a imensa perda para a comunidade científica e para o setor nuclear brasileiro. "Hoje, o setor nuclear brasileiro perde uma grande referência, mas seu legado permanecerá vivo em cada profissional que formou, em cada iniciativa que ajudou a construir e em cada pessoa que teve o privilégio de conhecê-la", afirmou o presidente Francisco Rondinelli Júnior.
Em 2016, durante o Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, evento promovido pelo IRD e pela Sociedade Brasileira de Metrologia, a professora Helen foi homenageada. Sua paixão pela pesquisa, divulgação científica e educação ficaram registradas em suas mais de quatro décadas de atuação. Doutora em Física Nuclear pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuava nas áreas de dosimetria e instrumentação nuclear, com ênfase em aplicações médicas das radiações ionizantes (radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia), metrologia das radiações ionizantes, detectores semicondutores e dosimetria luminescente.
Carreira
Helen Jamil Khoury Asfora, 73 anos, pesquisadora, ocupava o cargo de diretora científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), desde 2023. Na UFPE, coordenava o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do DEN-UFPE, foi diretora de Pesquisa e coordenadora do Museu de Ciências Nucleares da instituição, criado por ela em 2010. Mesmo ocupando a Diretoria Científica da Facepe, continuava a desenvolver atividades de pesquisa. Coordenava o projeto INCT-INAIS- Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Instrumentação Nuclear e Aplicações na Indústria e Saúde, aprovado na Chamada 058/2022 e atuava como DTM- Designated Team Member, em projeto de cooperação para a região da América Latina da IAEA- Agência Internacional de Energia Atômica - projetos RLA 9088 e RLA9091. Helen Khoury esteve à frente da Rede de Proteção Radiológica Ocupacional da América Latina e Caribe (Reprolam), promovendo o intercâmbio de conhecimento e a capacitação de profissionais da área.
Com informaçōes da UFPE e CNEN