Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
O diretor do IRD/CNEN, André Quadros, recebeu no dia 24 de fevereiro a visita de Karla Molina Diaz, gerente de projetos de cooperação técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (PMO/AIEA), acompanhada por Joana Azambuja, coordenadora-geral de assuntos internacionais da CNEN. Após breve apresentação do diretor sobre as atividades do Instituto, com a participação de gestores do IRD, a comitiva visitou o Centro de Treinamento, os laboratórios de metrologia de nêutrons, de raios-x e radiação gama, da física médica, de radiometria ambiental e o contador de corpo inteiro.
A profissional terá agenda de trabalho ao longo da semana na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear, no Rio de Janeiro, voltada à revisão do Country Programme Frammework (CPF), planejamento estratégico que define os projetos prioritários do país para os próximos anos. "O programa de cooperação técnica trabalha de forma coordenada para apoiar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU em diferentes áreas. É um mecanismo de transferência da tecnologia nuclear, voltado a usos pacíficos. Como o programa se baseia na necessidade de desenvolvimento dos países em muitas áreas diferentes - por exemplo, meio ambiente, clima, segurança alimentar, saúde, nutrição, indústria -, temos uma agenda muito variada de projetos, que são basicamente nacionais, mas também regionais, onde os países têm possibilidade de cooperar entre eles. Também podem ser criadas redes colaborativas", destacou Molina.
Quadros enfatizou que “a visita da gerente de projetos da AIEA foi uma ótima oportunidade para apresentarmos as capacidades técnico-científicas do IRD e o potencial para ampliação das ações de cooperação técnica junto à Agência, principalmente, em prol dos países da América Latina”. Segundo o dirigente, a infraestrutura laboratorial e a capacitação dos profissionais do IRD estão à disposição da AIEA, visando contribuir para o fortalecimento do sistema de proteção radiológica da América Latina.