Notícias
Estação de monitoramento do IRD passa por atualização de sistemas
O IRD recebeu, entre os dias 19 de agosto e 2 de setembro, uma equipe da Suécia para realizar atualização na estação RN11, localizada no IRD, que integra rede mundial composta por mais de 321 estações de monitoramento de radionuclídeos. A estação identifica partículas radioativas e gases nobres liberados na atmosfera e compõe o Sistema Internacional de Monitoramento (IMS), ligado à Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO).
Como país membro desse tratado, o Brasil sustenta, participa e coopera com a CTBTO. Com a vinda dos técnicos, foi desmontado o antigo equipamento de análise de gases nobres radioativos e montadas as novas partes. Foram testados e calibrados todos os sistemas, inclusive os detectores. Ao final, foi feita leitura da radiação de fundo por cinco dias. Ainda estão previstas duas outras visitas, para a finalização do trabalho.
O processo está orçado em torno de 800 mil dólares e é custeado pela CTBTO. A conclusão de todo o trabalho está previsto para 17 de outubro. O sistema de monitoramento está dividido em quatro regiões: Américas; Europa e Eurásia; Ásia e Oceania; e Mediterrâneo e África. Cada região é apoiada por quatro laboratórios de radionuclídeos, que realizam análises de alta complexidade e de grande importância, totalizando 16 laboratórios internacionais, sendo um deles situado no IRD.