Notícias
Direção do Inmetro visita o IRD
O diretor do IRD André Quadros recebeu, dia 16/01, comitiva do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, com a presença do diretor de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia, Luiz Fernando Rust da Costa Carmo; do diretor-substituto de Metrologia Legal, Marcelo Luis Figueiredo Morais; do ex-presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, e outros profissionais órgão.
Pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estiveram presentes o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), Alessandro Facure e o assessor da DRS, Ricardo Guterres.
O objetivo do encontro foi discutir pautas de interesse comum, possibilidade de trabalhos conjuntos e a renovação do termo de designação do IRD. Por meio desse documento, o Inmetro delega ao instituto a responsabilidade nacional no campo da metrologia das radiações ionizantes.
Para o diretor do IRD a visita foi uma excelente oportunidade para dialogar sobre o aprofundamento de trabalhos no campo da metrologia das radiações ionizantes, buscando novas possibilidades para o aprimoramento da parceria entre as instituições.
A designação do Inmetro é renovada a cada cinco anos, com previsão de assinatura do termo no mês de abril deste ano. O gestor destacou as ações regulatórias e de metrologia, mencionou a revisão da Norma 3.01 - Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica, ações do Comitê de Avaliação dos Serviços de Ensaio e Calibração – CASEC e a atuação integrada do IRD nas mais diversas divisões técnico-científicas.
Nomeado em novembro de 2023, Quadros está reorganizando o instituto, a partir de reuniões e discussões internas, com vistas à entrada em operação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear - ANSN, para a qual o instituto atuará como órgão de suporte técnico-científico interno.
Pelo Inmetro, Marcelo Morais enfatizou o potencial de trabalhos conjuntos em metrologia legal e Luiz Fernando Rust, por sua vez, destacou o caráter interdisciplinar da metrologia. “Temos todos os elementos para conseguir ainda melhores resultados; espero que nossa interação seja cada vez maior”, afirmou, acrescentando que existe uma ação estratégica de maior aproximação com os institutos designados. Rust lembrou ainda sobre a formação de pessoal e aperfeiçoamento, pelos programas de pós-graduação do Inmetro, ação também de destaque no IRD, com contribuição na formação de mestres e doutores na área de concentração de Metrologia das Radiações Ionizantes.
A chefe da área de metrologia no IRD, Karla Patrão, demonstrou a ampla atuação do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI) e os desafios enfrentados. Em breve apresentação, enfatizou a importância de desenvolver e manter a padronização primária; desenvolver novos padrões para novas tecnologias e a transferência do conhecimento. O ex-presidente do Inmetro, Carlos Azevedo, reforçou que a presença a metrologia representa bem-estar para a sociedade e promove avanços, sugerindo diversas ações em colaboração.
Facure, diretor da DRS/CNEN, citou os desafios da regulação, comentando sobre como a diretoria atua quanto ao cumprimento dos requisitos de radioproteção e segurança, além de mencionar possibilidades de aperfeiçoamentos e ações para promover o uso seguro das radiações ionizantes no país. A tônica das parcerias e da importância de manter e expandir capacidades e conhecimentos na área de metrologia das radiações ionizantes foi presente ao longo de todo o encontro.
Após a reunião, em que todos os presentes puderam trocar ideias, visões e projetar novas discussões, a comitiva do Inmetro seguiu para a visita ao LNMRI. O grupo visitou laboratórios de radionuclídeos; metrologia de raios X, gama, elétrons e partículas carregadas; metrologia de nêutrons.