Notícias
Nota de pesar pelo falecimento da ex-Diretora do IRD Anamélia Habib Mendonça
Comunicamos, com extremo pesar, o falecimento de Anamélia Habib Mendonça Drexler, Diretora do IRD entre 1985 e 1990. O velório se inicia às 10 horas do dia 3 de abril, no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, na capela 3 da Real Grandeza, com sepultamento marcado às 13 horas.
Graduada em química em 1965, na Universidade Federal da Bahia, deu continuidade a seus estudos na UFRJ, no Instituto de Biofísica, sendo orientada pelo professor Eduardo Penna Franca em seu mestrado, em 1970, com pesquisa sobre determinação da atividade de estrôncio-90 em ossos humanos. Participou ativamente do desenvolvimento do Laboratório de Dosimetria na PUC que deu origem ao IRD e chegou à chefia de Divisão da área ambiental, após anos de dedicação.
Como diretora do instituto na época do acidente radiológico com o césio-137 foi responsável por identificar e mobilizar recursos técnicos, operacionais e humanos para responder ao acidente. O instituto foi completamente envolvido em todas as atividades. Anamélia empreendeu seu melhor, junto a todas as equipes completamente mobilizadas em prol da população de Goiânia para proporcionar atendimento à população, descontaminação do local e análises e estudos durante todas as fases da resposta ao acidente.
O serviço de emergência após o evento passou a ter um planejamento orientado para responder, prontamente, em escala nacional, a emergências de origens radiológica e nuclear. Um programa de treinamentos na área, inclusive com suporte da IAEA, além de simulados e exercícios, foi desenvolvido também no IRD.
Contando com o empenho da diretora, nos anos seguintes foi estabelecida uma cooperação com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Hospital Marcílio Dias e, assim, foi criado, em 1990, o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para Radioproteção e Preparativos Médicos para Radioacidentados.
De sua participação na pesquisa na área ambiental, para a gestão do instituto, todos os que com ela conviveram se lembrarão de seu carisma, sua capacidade de trabalho, vitalidade, dedicação, perseverança e ânimo, Essas características foram essenciais e deixaram sua marca nas relações pessoal e profissional com diversos colegas e amigos, mas sobretudo na história do instituto.
A Direção do IRD se solidariza à dor da família e deseja força e conforto a todos para superar a dor desta perda.
Nossa gratidão eterna, Anamélia. Descanse em paz.