Notícias
André Quadros é nomeado diretor do IRD
Publicado em
14/11/2023 12h32
Atualizado em
08/12/2023 12h38
Portaria publicada em 13/11/2023 nomeou o tecnologista, servidor de carreira da CNEN como novo diretor do IRD - Foto: Bianca Wendhausen
O IRD tem novo diretor, André Luiz Lopes Quadros, nomeado a partir de portaria da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, publicada em 13 de novembro. Há 26 anos atuando na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), André Quadros é tecnologista sênior, doutor em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Tem mestrado na mesma área e instituição, é bacharel em Ciência da Computação e ocupava o cargo de assessor da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN.
O novo diretor destaca que o momento é de preparar a transição do Instituto para o reencontro com as suas origens de Organização de Suporte Técnico-científico (TSO – sigla em inglês) do órgão regulador nuclear brasileiro. Nesse sentido, considera as áreas de radioproteção ocupacional, ambiental e do paciente, dosimetria, metrologia das radiações ionizantes, emergências radiológicas e nucleares e, de forma transversal, treinamento e ensino, fundamentais para a garantia da segurança do Programa Nuclear Brasileiro, de forma alinhada à criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN).
Acrescenta ainda que está motivado e honrado por estar à frente de um Instituto reconhecidamente referência em sua área de atuação. Aos servidores reforça o seu compromisso com uma gestão norteada por ações voltadas ao planejamento, participação, transparência, compromisso e trabalho.
Anteriormente exerceu os cargos de assessor técnico da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear, chefe do Serviço Administrativo do Gabinete da Presidência da CNEN, chefe do Centro de Informações Nucleares, coordenador-geral de Tecnologia da Informação - substituto, chefe da Divisão de Governança e Infraestrutura em Tecnologia da Informação e chefe do Serviço de Recursos Computacionais Corporativos. No IRD realizou atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI), na área de sistemas de medição de atividade de radionuclídeos.
O gestor sucede a pesquisadora Angélica Wasserman, diretora do IRD entre 2019 e 2023. André Quadros é o décimo terceiro diretor do instituto, fundado em 1972. Ocuparam o cargo Rex Nazaré Alves, Dagmar da Cunha Reis, Carlos Eduardo Veloso de Almeida, Anamélia Habib Mendonça, Laércio Antonio Vinhas, José Marcus Godoy, Eliana Correa da Silva Amaral, Luiz Fernando de Carvalho Conti, Dejanira da Costa Lauria, José Ubiratan Delgado, Renato Di Prinzio e Maria Angélica Vergara Wasserman.
Foto: Bianca Wendhausen