Notícias
Palestra sobre desafios da radioproteção ambiental e novo marco regulatório
Radioproteção ambiental foi o tema da apresentação on-line, aberta a todos os interessados, no último dia 17/11. A pesquisadora Mariza Ramalho Franklin, professora do Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria do IRD, tratou da situação de exposição existente, dos desafios para a radioproteção ambiental e do novo marco regulatório. Para os que perderam a apresentação ou para quem quer rever o conteúdo basta acessar o YouTube IRD Institucional (link disponível aqui).
A palestra integra a disciplina Seminários de Radioproteção e Dosimetria, organizada pelos professores Laís Aguiar e Bernardo Dantas, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria do IRD. Para os alunos, a série de encontros compõe uma disciplina que traz temas atuais e relevantes no universo da proteção radiológica para o público em geral, para os trabalhadores ocupacionalmente expostos e para o meio ambiente. Além de permitir formação e conhecimento interdisciplinar.
A palestrante explica que o sistema de proteção radiológica passou por uma evolução: de uma abordagem baseada em processo, utilizando o conceito de práticas e intervenções, passou-se a uma abordagem baseada em situações de exposição controláveis, como planejada, de emergência e existentes. Embora essa mudança de paradigma tenha trazido grandes avanços ao sistema, aumentando o rigor na proteção das pessoas e do meio ambiente - por exemplo nas exposições associadas a fontes naturais -, trouxe também desafios importantes.
Franklin afirma que "as Situações de Exposição Existentes (SEEx) apresentam desafios únicos porque a fonte de exposição já existe no ambiente e nem sempre é possível controlá-la diretamente, Outro desafio seria a identificação das responsabilidades pelas SEEx". Assim, a proposta foi trazer para a audiência os tipos de SEEx e os desafios relacionados à regulação nacional desse tipo de exposição, sob a perspectiva da radioproteção ambiental.
O Programa de Pós-Graduação IRD/CNEN em Radioproteção e Dosimetria forma mestres e doutores em radioproteção e abrirá inscrições para o processo seletivo de novos alunos em dezembro de 2022. Saiba mais acessando os editais, já disponíveis.