Notícias
Seminário Rastreabilidade Metrológica para Radiofármacos no Brasil
- Foto: Arte: Heloisa Barra sobre foto Eduardo Zappia
O seminário Rastreabilidade Metrológica para Radiofármacos no Brasil reuniu diferentes setores envolvidos com a grandeza atividade de radiofármacos, elementos radioativos empregados em medicina nuclear para terapia e diagnóstico de diversas doenças, em oncologia, cardiologia, neurologia, entre outras. Os avanços já obtidos e os desafios futuros estiveram no centro da discussão que reuniu centros produtores de radiofármacos privados e públicos, laboratórios de calibração, reguladores, CNEN e Anvisa, e sociedades científicas. Marcaram presença a Associação Brasileira de Física Médica, a Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares e a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.
Karla Patrão, chefe da Divisão de Metrologia do IRD, que integra o Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações ionizantes, órgão designado pelo Inmetro como referência no país na área, afirmou que o evento foi muito bem recebido e todos reconheceram a importância do trabalho conjunto para enfrentar os desafios relacionados à rastreabilidade em medicina nuclear. “As dimensões continentais do país e a curta meia vida dos radiofármacos tornam complexas as tarefas voltadas a prover a rastreabilidade da grandeza atividade, visando a melhoria das medições com radiofármacos”.
Durante o encontro foi apresentado um novo serviço do LNMRI/IRD, o ensaio de proficiência da grandeza atividade de radiofármacos. A ideia dos profissionais dessa área no instituto é incentivar maior comunicação entre os envolvidos em todo o processo.