Notícias
Presidente do Inmetro Ângela Flôres Furtado visita campus do IRD
Comitiva Inmetro e gestores do IRD se reuniram na diretoria para uma apresentação institucional - Foto: Heloisa Barra
O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) recebeu, em 6 de junho, a visita da presidente do Inmetro Ângela Flôres Furtado, que assistiu a uma apresentação da diretora Angélica Wasserman sobre as atividades do instituto, designado pelo organismo como referência nacional em metrologia das radiações ionizantes. A presidente do Inmetro destacou a importância da atuação do IRD na metrologia voltada à proteção de pacientes que fazem uso das radiações em 60 milhões de terapias e diagnósticos por ano no país.
"A missão do Inmetro é a medida certa para promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo e o IRD é um parceiro importante no uso das radiações para a sociedade, em áreas com saúde, indústria, atividades de prospecção de petróleo, dentre muitas outras. Com toda essa atuação tecnológica e de pesquisa precisamos impulsionar o desenvolvimento do país", afirmou. "Minha vinda aqui simboliza o estreitamento dos laços entre os dois institutos", frisou ainda a gestora, acompanhada do coordenador da Qualidade do Inmetro Silvio Santos e da coordenadora-geral de Articulação Internacional Léa Contier.
A diretora do IRD afirmou ser uma honra receber Ângela Flôres e levou a comitiva do Inmetro para uma visita aos laboratórios de metrologia de raios X, nêutrons e radionuclídeos, além da estação de monitoramento global integrante da rede de dados das Nações Unidas. A estação envia dados de leitura de elementos radioativos presentes na atmosfera para o centro internacional da Comissão Preparatória para a Organização do Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO).
Em metrologia das radiações ionizantes é fundamental que as doses recebidas pelos pacientes estejam corretas e que equipamentos detectores de radiação realizem medições de forma precisa. A metrologia contribui com a qualidade e confiabilidade dessas medições, para proteger público, trabalhadores e meio ambiente. Além disso, possibilita que a instrumentação utilizada para as medições assegure a qualidade final do produto em cada uma das aplicações. Tais aplicações abrangem outras áreas como indústria, pesquisa, agricultura. O IRD é o laboratório designado pelo Inmetro como referência na área de radiações ionizantes, por meio de seu Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes.
Texto: Lilian Bueno