Metrologia de Radionuclídeos
O Serviço de Calibração de Radionuclídeos
Fornece aos usuários fontes e soluções radioativas padronizadas para a grandeza Atividade, cuja calibração é obtida em sistemas de medição com rastreabilidade vinculada à rede internacional de metrologia. A equivalência metrológica é assegurada por meio de uma cadeia contínua de comparações-chave e intralaboratorial em que cada valor de Atividade obtido é declarado com a estimativa criteriosa dos componentes de incerteza envolvidos. Alguns padrões radioativos são regularmente submetidos ao Sistema Internacional de Referência (SIR/BIPM) para que, por meio de medições, sejam verificadas a consistência e atualidade de suas propriedades metrológicas. Ademais, um programa interno de controle de qualidade de padrões de trabalho e sistemas de medição é responsável pela verificação contínua de suas propriedades e parâmetros envolvidos no processo.
Tipos de Radionuclídeos
Centenas de padrões de trabalho e matrizes simuladas para programas de intercomparação de radiofármacos e monitoração ambiental são ofertadas anualmente em diferentes geometria e forma física por este Serviço que conta com uma estrutura de operação e gerenciamento capaz de atender a crescente demanda de fontes e soluções de referência no país.
Os principais tipos e formas de fontes podem ser vistos na figura a seguir, os quais são confeccionadas sob rígido controle.
Certificado de Calibração e Incerteza na Medição
Os padrões fornecidos são acompanhados de Certificados de Calibração que contêm dados sobre: identificação do cliente, tipo e forma do radionuclídeo, Atividade do radionuclídeo (Bq ou Bq/g, unidades do SI) na data de referência e incerteza, sistema ou método de medição utilizado, rastreabilidade, detalhes sobre confecção da fonte e assinaturas dos responsáveis pela calibração e pelo serviço.
Todas as medições relacionadas à grandeza Atividade são acompanhadas pela estimativa da incerteza, conforme a versão brasileira do Guia para Expressão da Incerteza de Medição(1998). O cálculo leva em conta as condições ambientais, de operação e instrumentais em que se realizam as medições. A Capacidade de Medição e Calibração (CMC- Calibration and Measurement Capabilities) que descreve as grandezas, a faixa de medição e a incerteza praticada pelo laboratório pode ser verificada no Banco de dados do BIPM