CNFCP promove Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular(CNFCP) realizará o Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares no dia 17 de outubro, no Salão da Biblioteca Amadeu Amaral. Será uma tarde, entre 14h e 18h, de apresentações e debates sobre o tema, ampliando entendimentos e facilitando as compreensões acerca do campo de estudo. O evento é voltado a professores que estão em sala de aula, educadoras e educadores em instituições de cultura, universitários e profissionais em geral que atuem em áreas similares.
As vagas para o Encontro já estão esgotadas. Mas, é possível se inscrever na lista de espera para participar, enviando nome completo para educacao.cnfcp@iphan.gov.br Através deste mesmo e-mail, para quem já está inscrito, solicitamos que envie sua confirmação de presença, para garantir sua vaga, ou informe em caso de desistência.
O objetivo do Encontro é promover um rico diálogo entre os participantes, partilhando perspectivas de estudos e projetos sobre folclore e culturas populares realizados pelos convidados e mediadores na área de educação. A programação está dividida em dois momentos de Partilha, assim são chamadas as mesas de debate onde os convidados vão apresentar suas experiências educacionais, a partir de suas visões de mundo e suas vivências no campo das culturas populares.
Na primeira Partilha, Olhar para Dentro, serão apresentadas as experiências promovidas pelo CNFCP a partir dos projetos educativos itinerantes nas escolas e das visitas do público escolar à exposição do Museu de Folclore Edison Carneiro. Os convidados são: a professora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro(ISERJ) Irene Teles e o museólogo Lucas Rodrigues, com a mediação da professora e consultora em educação Cristina Porto.
Na segunda Partilha, Olhar para fora, o destaque é para experiências que trabalham com educação e cultura popular em ambientes fora do CNFCP. As convidadas são: a artista popular e gestora do Museu do Mamulengo em Glória de Goitá/PE, Edjane Lima (Mestra Titinha), e a arte-educadora do projeto itinerante Bagagem Cultural do Rio de Janeiro, Rita Gama, com a mediação do professor e escritor Luiz Rufino.
O Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares pretende levar perspectivas novas e experiências inovadoras para as salas de aula!
PROGRAMAÇÃO
13h40min - Credenciamento
14h - 1ª partilha - Olhar para Dentro
Práticas de educação, folclore e culturas populares em parceria com o CNFCP, utilizando os projetos educativos “De mala e cuia” e “Olhando em volta” no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro(Iserj), e análise de ações de educação e difusão que o Museu de Folclore Edison Carneiro realiza para ampliar a participação social.
Convidados:
-
Irene Teles, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente trabalha com crianças no Iserj, em uma proposta que conjuga artes, brincadeiras, brinquedos e jogos.
-
Lucas Rodrigues, mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio/Mast), com graduação em Museologia e formação em Produção Cultural pelo Polo Educacional Escola Sesc (RJ). Estagiou no Museu de Folclore Edison Carneiro
Mediação:
-
Cristina Porto, doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Educação, com graduação em História. Integra o corpo docente do Pró-Saber e do Curso de Especialização em Educação Infantil da PUC-Rio. É consultora sobre a Primeira Infância, no Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias - CIESPI/PUC-Rio.
15h50min Intervalo/ lanche
16h10min - 2ª partilha - Olhar para Fora
Experiências que envolvem educação, folclore e culturas populares em diferentes instituições: o projeto de incentivo à leitura e arte-educação Bagagem Cultural Itaboraí, no município de Itaboraí (RJ); e as atividades desenvolvidas pela Associação Cultural de Mamulengueiros e Artesãos e pelo Museu do Mamulengo, ambos do município de Glória do Goitá (PE), e pelo grupo Mamulengo Flor do Mulungu, formado só por mulheres.
Convidados:
-
Edjane Lima (Mestra Titinha), bonequeira e mamulengueira, é cofundadora da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá-PE, instituição que presidiu por 14 anos. Colabora com a gestão do Museu do Mamulengo. É fundadora e integrante do grupo Mamulengo Flor do Mulungu.
-
Rita Gama, contadora de histórias, percussionista e pesquisadora. Museóloga, mestre em sociologia, coordenou o projeto Bagagem Cultural Itaboraí, de incentivo à leitura. É autora do livro “A Cultura Popular no Museu de Folclore Edison Carneiro” e organizadora do livro “Mediação em museus: arte e tecnologia / reflexões e experiências". Atua na Fundação de Arte de Niterói.
Mediação:
- Luiz Rufino, professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/Uerj) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/Uerj). É autor dos livros Pedagogia das encruzilhadas (2019), Encantamento sobre política de vida (2020) e Vence-demanda: educação e descolonização (2021),
18h Encerramento
Serviço:
Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares
Dia: 17 de outubro
Hora: das 14h às 18h
Local: Salão da Biblioteca Amadeu Amaral, CNFCP, na rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro/RJ
Vagas esgotadas. Inscreva-se na lista de espera para participar, enviando nome completo para educacao.cnfcp@iphan.gov.br, assunto: Lista de espera para Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares.