Exposição de fotografias etnográficas ocupa a Galeria do 3o. andar do CFNCP
A exposição Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2022 pode ser visitada na Galeria do Terceiro Andar do CNFCP, que está tomada pelas imagens vencedoras da primeira edição do concurso, nas categorias fotografia individual e série. Esta é a primeira vez que as imagens ganhadoras, todas juntas, fazem parte de uma exposição. É uma oportunidade para conhecer os trabalhos em dimensão ampliada.
Esta exposição abriu o Encontro Na Gira do Tempo: 65 anos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular(CNFCP/ Iphan), no dia 05 de setembro, sendo a primeira exposição a ocupar o novo espaço.
Estão expostas 32 imagens. Três delas na categoria fotografia individual, com o primeiro lugar em 2022, “A fé conduz”, de Fernanda Vasconcellos, seguida de “Capoeira sobre as Minas Gerais”, imagem de Emerson de Paula Alves e, no terceiro lugar, “Coreira do tambor de crioula de Santa Rosa dos Pretos dança com São Benedito”, de Juliana Loureiro Silva. E mais 29 imagens na categoria série fotográfica: “Samba Carioca” de Ricardo Beliel, que foi o primeiro lugar; no segundo, “A Fé no São João”, de Márcio Henrique Furtado Vasconcelos; e “Minha Sereia é Rainha do Mar: Festa da Capoeira na Festa de Yemanjá”, de Maria Puppim Buzanovsky, pelo terceiro lugar.
As fotografias foram analisadas de acordo com critérios que incluíram criatividade e originalidade, considerando a inventividade na abordagem e enfoque adotados; a composição fotográfica, sendo a organização dos elementos das fotos levados em conta; a qualidade artística que considerou a relevância, o impacto e a qualidade em relação ao valor cultural expresso na imagem; e a consistência do contexto etnográfico.
O Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas foi instituído em agosto de 2022 e é oferecido, a cada dois anos, com o objetivo de promover e apoiar a documentação, a difusão e a valorização das culturas populares brasileiras, numa perspectiva de reconhecimento da diversidade cultural do país.
Serviço:
Exposição Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
Vencedores - Edição 2022
Local: Galeria do 3o. andar do CNFCP
Dias e horários de visitação:
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Informações: atendimento.cnfcp@iphan.gov.br