CNFCP promove Roda de Conversa Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas
O Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular(CNFCP/Iphan) realizará, no dia 15 de agosto, às 14h, a Roda de Conversa “Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas” no Salão da Biblioteca Amadeu Amaral. Realizado em parceria com o Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP-UNIRIO), o evento integra a programação da Semana do Patrimônio, comemorada entre 11 e 18 de agosto. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas previamente, pela plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado.
A roda contará com a participação dos museólogos Priscilla Moret e Vinícius José, da historiadora Renata Linhares e da arquivista e historiadora Juliana Maia Mendes, com a mediação de Daniel Reis (CNFCP/Iphan) e Elizabete Mendonça (Nugep/UNIRIO). O objetivo é provocar o diálogo sobre os instrumentos e impactos de processos de patrimonialização relacionados aos acervos arquivísticos e museológicos no Brasil, a partir de algumas experiências teóricas e práticas vivenciadas pelos debatedores.
Sobre os debatedores
Priscilla Moret, mestra em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO)/Museu de Astronomia - PPGPMUS. Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e Bacharela em Museologia pela UNIRIO. Coordena a Museologia do Museu de Imagens do Inconsciente/ Instituto Municipal Nise da Silveira desde 2011.
Renata Linhares de Araújo, graduada em História pela UERJ-Rio, tendo especialização em Arquivologia pela FAVENI. Mestranda no Profissional em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural e das Ciências e da Saúde (PPGPAT/COC/Fiocruz). Atua em pesquisa arquivística no Projeto Salvaguarda e Divulgação do Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente.
Vinícius José, museólogo formado pela UNIRIO e mestrando no Programa de Educação, Comunicação e Cultura da UERJ/FEBF. Atuou como educador museal por uma década em instituições como Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea(mBrac), MNBA e Oi Futuro. Possui vivência em Preservação Audiovisual (Cinemateca do MAM). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Acervo do mBrac, dedicando-se à gestão, preservação e democratização de acervos.
Juliana Maia Mendes, doutoranda em Ciência da Informação. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense(UFF). Bacharel em Arquivologia pela UFF e História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Temas de interesse: arquivos pessoais, patrimônio, história dos arquivos e da Arquivologia e documentos audiovisuais.
Semana no Patrimônio
A Semana do Patrimônio é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre os dias 11 e 18 de agosto, com o objetivo de aproximar a população do Patrimônio Cultural Brasileiro. As atividades comemoram o Dia do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, em alusão ao aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, responsável por criar o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan.
O Iphan é a instituição responsável por proteger e promover o Patrimônio Cultural do Brasil, assegurando sua preservação e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Clique aqui para conhecer as atividades ao longo da semana.
Serviço:
Roda de Conversa “Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas”
Data: 15/08
Horário: 14h as 16h
Local: Salão da Biblioteca Amadeu Amaral/ CNFCP, Rua do Catete, 179.