Plataforma Sucupira - Produção dos Alunos e Professores do Mestrado
O preenchimento da Plataforma Sucupira com a produção dos alunos e professores do Programa em 2016 atende a uma exigência da Capes e tem como objetivo a avaliação do Mestrado, além de permitir o acesso a uma sistematização da produção técnica, bibliográfica e artística do corpo docente permanente e discente, do Mestrado em Patrimônio. A Plataforma oferece, ainda, um panorama bastante significativo da produção dos servidores que compõem o corpo docente, pelos alunos atualmente matriculados e parte dos egressos.
Para ter acesso aos trabalhos produzidos, basta inserir o ano (2016), a Instituição de Ensino Superior (Iphan), selecionar o programa (Preservação do Patrimônio Cultural) e clicar em consultar. É possível, também, selecionar o tipo de produção – técnica, bibliográfica e artística, com os respectivos subtipos. Para as produções dos anos anteriores, é preciso alterar o ano de referência.
Desde o início do preenchimento da Plataforma, tem havido um crescimento constante da produção do Mestrado: 145 produções em 2013; 222 em 2014; 413 em 2015; e 573 em 2016. Os produtos técnicos correspondem a 82,9% (475 itens) da produção total de 2016, índice que reforça o caráter profissional do Mestrado e a relação do conhecimento produzido com ações concretas no campo da preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.