Ficha Técnica - Um mapa para outros fazeres: territórios educativos e patrimônio cultural
DISSERTAÇÃO Um mapa para outros fazeres: territórios educativos e patrimônio cultural |
|
Autor: |
Fernando Pascuotte Siviero |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Superintendência do Iphan no Rio Grande do Norte |
Orientador: |
Ana Carmen Amorim Jara Casco |
Supervisores das práticas profissionais na unidade: |
Luana Honório Cruz |
Banca examinadora: |
Ana Carmen Amorim Jara Casco (orientadora) Luana Honório Cruz (supervisora) Juliana Ferreira Sorgine – PEP/MP/Iphan Jaqueline Moll – Ministério da Educação/MEC |
Data da defesa: |
31 de janeiro de 2014 |
Resumo: As discussões desta dissertação pretendem apontar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) outras possíveis formas de realizar o permanente processo de preservação de sítios históricos urbanos tombados. Por meio da educação patrimonial, propõe-se uma preservação compartilhada baseada na participação social local como alternativa às apropriações e intervenções preservacionistas de caráter estético-visual e mercadológico que predominam no cenário nacional desde a década de 1990. Para isso, explora-se, a partir do estudo de caso do Centro Histórico de Natal-RN, possíveis contribuições do conceito de territórios educativos e do projeto Bairro-Escola para a práxis preservacionista do Iphan. |
|
Palavras-chave: patrimônio cultural; preservação compartilhada; educação patrimonial; educação integral |
|
Título da Dissertação em inglês |
“Mapping other doings: educational territories and national heritage” |
Abstract: This dissertation intends to suggest another approach to the Institute of National Historical and Artistic Heritage (Iphan) as a possible way of constant protecting historical urban sites acknowledged as heritage. By means of Heritage education approach, it puts forward a shared preservation process based on the local social participation as an alternative to visual-aesthetic and market preservationist view and interventions that dominate the national scenery from the 1990s onwards. In that sense, using the case study of Natal’s Historical Centre, this study offers possible contributions to explore the concept of “territórios educativos” (educational territories) and the "Bairro-Escola" project as examples of Iphan’s preservationist praxis. |
|
Keywords: cultural heritage; shared preservation; heritage education; integral education |
|
Download - clique aqui. |
|
Como citar: SIVIERO, Fernando Pascuotte. Um mapa para outros fazeres: territórios educativos e patrimônio cultural. 2014. 193 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Iphan, Rio de Janeiro, 2014. |