Ficha Técnica - Na confluência da roda: Educação Patrimonial, Diversidade Cultural e a Pedagogia Griô, 2014
DISSERTAÇÃO - FICHA TÉCNICA |
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Autor: |
Igor Alexander Nascimento de Souza |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Superintendência do IPHAN na Paraíba |
Orientador: |
Profª. Drª. Analucia Thompson |
Coorientador: |
- |
Supervisores das práticas profissionais na unidade: |
Átila Bezerra Tolentino |
Banca examinadora: |
Professora Dra. Analucia Thompson (orientadora) Professora Dra. Ana Carmen Amorim Jara Casco – PEP/MP/IPHAN Professor Dr. Mário de Souza Chagas – Museu da República/IBRAM/RJ |
Título da Dissertação em português: |
Na confluência da roda: Educação Patrimonial, Diversidade Cultural e a Pedagogia Griô |
Data da defesa: |
10 de dezembro de 2014 |
Resumo: Trata-se de pesquisa acerca da Educação enquanto componente histórico na preservação do Patrimônio Cultural, com o objetivo de entender que fatores foram determinantes no deslocamento sofrido pela Educação Patrimonial (EP), que vem levando à desventura o modelo civilizatório clássico em benefício das iniciativas oriundas dos diversos grupos formadores da sociedade, e por quais meios o Estado diligencia-se visando dar conta desse passivo. Com essa finalidade analisei a evolução do preservacionismo enquanto processo de formação na modernidade ocidental e sua influência na edificação da nação brasileira; investiguei por quais meios o Estado brasileiro, representado pela União e suas agências, vem assentando a EP na situação pós-moderna, considerando que o Iphan é a principal entidade difusora e catalisadora da temática em território nacional; e, por fim, compreendi como a Pedagogia Griô (PG), tecnologia social desenvolvida com a intenção de suprir as necessidades de grupos historicamente olvidados pelo Estado, favorece processos educativos baseados em referências culturais. Para esse estudo selecionei a Oscip Congregação Holística da Paraíba - Escola Viva Olho do Tempo, já que se utiliza da PG em suas ações na zona rural do município de João Pessoa-PB. Como resultado, pude chegar à seguinte conclusão: de que o Estado tem na diversidade cultural seu eixo determinante, marcando suas políticas culturais, patrimoniais e educacionais; nesse sentido, é dever do Estado, por meio das suas agências, oferecer condições (teóricas e técnicas, sobretudo) para que os diversos grupos sociais possam criar formas de registro e preservação da sua memória. |
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Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Diversidade Cultural; Pedagogia Griô. |
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Título da Dissertação em inglês |
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Abstract: This is a research about Education as a historical component in the preservation of Cultural Heritage, focused on understanding which factors were determinant for the displacement suffered by Heritage Education (HE), that has lead the classical civilizing model to misfortune, for the benefit of initiatives originated in the diverse groups that form society, and how does the State makes efforts, aiming to handle the debt. With that objective in mind, I analyzed the evolution of preservation as a process of structuring in the Modern period in the West and it‟s influence in the construction of the Brazilian nation. I investigated by which means the Brazilian State, represented by the Federal Government and it‟s agencies, has been placing the HE in the post modern situation, considering that the National Historic and Artistic Institute (Iphan) is the main institution promoting and catalyzing the theme in national territory; and last, I understood how the Griô Pedagogy (GP) is a social technology developed with the intention of fulfilling basic necessities of groups that were historically forgotten by the State, that favors educational processes based on cultural references. For this research, I have selected the Oscip Congregação Holística da Paraíba - Escola Viva Olho do Tempo, that already uses the GP in their actions at the rural zone, in the city João Pessoa, in Paraíba. As a result, I was able to come to the following conclusion: the State has cultural diversity as determining axis, shaped by cultural, patrimonial and educational policies; in this sense, it is the State‟s duty, through it‟s agencies, to offer conditions (theoretical and technical mostly) for the diverse social groups to create ways of registering and preserving their memory. |
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Keywords: Cultural Heritage; Heritage Education; Cultural Diversity; Griô Pedagogy |
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Como citar: SOUZA, Igor Alexander Nascimento de. Na confluência da roda: Educação Patrimonial, Diversidade Cultural e a Pedagogia Griô. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2014. |