Ficha Técnica - Lagoa de Araruama: por uma visão articulada do patrimônio
DISSERTAÇÃO: Lagoa de Araruama: por uma visão articulada do Patrimônio |
|
Como citar: TANGERINO, Camila Ciccarone. Lagoa de Araruama: por uma visão articulada do Patrimônio, 2017. 131 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2017. |
|
Autora: |
Camila Ciccarone Tangerino |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Escritório Técnico da Região dos Lagos no Rio de Janeiro |
Orientador: |
Rafael Winter Ribeiro |
Supervisor das práticas profissionais: |
Lia Motta |
Banca examinadora: |
Rafael Winter Ribeiro (Presidente) Werther Holzer - Universidade Federal Fluminense (UFF) Claudia Feierabend Baeta Leal - IPHAN Lia Motta - IPHAN |
Data da defesa: |
14 de julho de 2017 |
Resumo: Este estudo discute a trajetória da política federal de preservação do patrimônio cultural na Região dos Lagos, no litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho parte da análise de documentos produzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de processos de tombamentos referentes à Região dos Lagos e das mudanças nas ações de preservação ocasionadas pela descentralização do órgão com a criação do Escritório Técnico da Região dos Lagos na década de 1980. A pesquisa busca compreender como a Lagoa de Araruama, presença marcante no modo de vida e nas dinâmicas socioespaciais da região, foi incorporada no discurso do IPHAN. Com base na análise do Processo de Tombamento da “Lagoa de Araruama - Municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo” e do Processo de Tombamento do “Conjunto Paisagístico da Lagoa Rodrigo de Freitas”, foi possível identificar algumas leituras sobre a ideia de patrimônio natural e de paisagem que se reproduzem dentro das práticas de seleção e valoração do IPHAN. A Lagoa de Araruama foi disposta ora como um elemento compositivo da paisagem (cenário) que envolve e destaca o monumento arquitetônico tombado, ampliando o caráter de excepcionalidade do bem construído, ora a partir de noções apartadas de natureza e cultura, conduzindo a responsabilidade pela sua proteção aos organismos de preservação ambiental. Por outro lado, as paisagens (narrativas) dos agentes locais, como os pescadores artesanais, indicam aspectos materiais e simbólicos importantes na relação construída junto à Lagoa de Araruama, evidenciando o caráter de indissociabilidade representado pelos aspectos materiais e imateriais constitutivos dos patrimônios culturais. Neste sentido, este estudo pretende pensar como as múltiplas narrativas têm sido construídas dentro do órgão, quais discussões são levantadas e qual seria a contribuição de uma revisão do conceito de paisagem e da categoria de patrimônio natural dentro do IPHAN. |
|
Palavras-chave: Lagoa de Araruama; lagoas; patrimônio cultural; patrimônio natural; paisagem |
|
Título da Dissertação em inglês |
Lagoon of Araruama: by an articulated vision of the Patrimony |
Abstract: This study discusses the trajectory of the federal policy of preservation of cultural heritage in the Lakes Region, on the northeastern coast of the State of Rio de Janeiro. The work is based on the analysis of documents produced by the Institute of National Historical and Artistic Heritage (IPHAN), of processes of granting heritage status on the Lakes Region and the changes in the preservation actions caused by the decentralization of IPHAN and the creation of the Technical Office of the Lakes Region in the 1980s. It seeks to understand how the Araruama Lagoon, a prominent presence in the way of life and the socio-spatial dynamics of the region, was incorporated into the Institute's discourse. Through analysis of the processes of granting cultural heritage status to the "Araruama Lagoon - Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio and Arraial do Cabo" and the "Landscape Set of the Rodrigo de Freitas Lagoon ", it was possible to identify some readings on the ideas of natural heritage and landscape that are reproduced within the practices of selection and valuation of IPHAN. In these documents, the Araruama Lagoon was sometimes arranged as a compositional element of the landscape (scenario) that surrounds and highlights the listed architectural monument, extending the character of exceptionality of the built asset, and sometimes based on isolated notions of nature and culture, assigning the responsibility of its protection to the environmental protection agencies. On the other hand, the landscapes (narratives) of local agents, such as artisanal fishermen, indicate important material and symbolic aspects in the relationship built next to the Araruama Lagoon, emphasizing the inseparability nature represented by the material and immaterial aspects constituting the cultural heritage. In this sense, this study intends to think how the multiple narratives have been constructed within the Institute, what discussions are raised and what would be the contribution of a revision of the landscape concept and of the natural heritage category within IPHAN. |
|
Keywords: Lagoa de Araruama; lagoon; cultural heritage; natural heritage; landscape |