Ficha Técnica - Da Central a Japeri: um Manifesto em prol do Patrimônio Cultural inserido no Cotidiano do Transporte Ferroviário do Rio de Janeiro
Como citar: CAMPOS, Mariana Costa. Da Central a Japeri: um Manifesto em prol do Patrimônio Cultural inserido no Cotidiano do Transporte Ferroviário do Rio de Janeiro, 2017.173 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2017. |
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Autor: |
Mariana Costa Campos |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro e Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro |
Orientador: |
Marcelo Antonio Sotratti |
Supervisor das práticas profissionais na unidade: |
Bartolomeu Homem d’El-Rei Pinto |
Banca examinadora: |
Marcelo Antonio Sotratti (Presidente) Jorge Luiz Barbosa - Universidade Federal Fluminense (UFF) Joseane Paiva Macedo Brandão - PEP/MP |
Data da defesa: |
08 de dezembro de 2016 |
Resumo: Esta pesquisa examina a relação dos bens patrimonializados inseridos no cotidiano do transporte ferroviário de passageiros da região metropolitana do Rio de Janeiro com o Iphan, a concessionária SuperVia e os usuários, todos responsáveis em diferentes instâncias e circunstâncias por sua preservação e conservação, bem como pelo resultado de eventuais intervenções. Em primeiro lugar, estuda a construção do patrimônio ferroviário e sua concepção enquanto categoria de análise pelo Iphan. Ao definir como recorte espacial o eixo formado pela 1ª seção da estrada de ferro D. Pedro II, atual ramal Japeri, expõe os valores atribuídos à este patrimônio e discute sua função social. A seguir, analisa o desenvolvimento desta tecnologia, com o pioneirismo e a influência britânica, e as configurações que se fizeram necessárias à sua implantação no Rio de Janeiro. Percorre o trajeto deste ramal com a identificação socioespacial de territórios formados e transformados a partir de sua instalação. Desvenda, pelo contraste entre as imagens suburbanas e a paisagem aclamada da cidade, sua dimensão simbólica, na resistência de suas manifestações culturais, exemplificada com o bairro de Madureira. Já com o bairro de Engenho de Dentro demonstra algumas das políticas territoriais incidentes. Por meio da observação participativa e da coleta de depoimentos espontâneos dos usuários, este trabalho apresenta como diagnóstico a má condição do sistema de transportes e a falta de diálogo entre órgãos afetos e população afetada, para o não reconhecimento deste patrimônio e sua situação de abandono mesmo quando em operacionalidade. Evocando o formato de manifesto, sugere a necessidade de um novo olhar, com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, tendo em vista o enorme potencial de alcance deste patrimônio. Por fim, com base no plano de resiliência da Cidade do Rio de Janeiro, visa fornecer subsídios para a formulação de um projeto específico para a gestão destes bens. |
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Palavras-chave:Patrimônio Ferroviário. Função Social do Patrimônio Cultural. História da ferrovia e do transporte de passageiros. Territórios e territorialidades. Central do Brasil. Japeri. Madureira. Engenho de Dentro. Subúrbio Carioca. Baixada Fluminense. Rio de Janeiro. Manifesto. Resiliência Urbana. |
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Título da Dissertação em inglês |
From Central do Japeri: a Manifesto Cultural Heritage inserted in the daily life the Railroad Transport of Rio de Janeiro. |
Abstract: This research examines the relation between the heritage buildings located in daily passenger rail transport route in the metropolitan area of Rio de Janeiro and Iphan, SuperVia – company operating the system in a concession term -, and system users, all responsible in different instances and circumstances, for its preservation and conservation, as well as for the result of eventual interventions. First, it studies the construction of railway heritage and its framing as an analysis category by Iphan. Defining as spatial area the axis configured by the 1st section of D. Pedro II Railway, actual Japeri branch, it exposes the values assigned to this heritage and discusses its social attribution. Then, it analises the development of this technology, under the British pioneering and influence, and the settings needed for its implantation in Rio de Janeiro. It follows the path of this branch, identifying in a socio spatial manner the formation and transformation of territories from its installation. It unveils, through the contrast between suburban images and the city’s acclaimed landscape, its symbolic dimension, in the resistance of its cultural manifestations, exemplified with Madureira neighborhood. As for Engenho de Dentro neighborhood, it demonstrates some of the territorial politics at work. Through participative observation and the collection of spontaneous testimonies from system users, this study presents as diagnosis the bad condition of the transport system and the absence of conversation between institutes and population involved, for the lack of recognition of this heritage and its abandon situation even still operating. Thus, evoking the manifest format, it suggests the need of a new way of looking at this heritage, focusing on the improvement of the quality of life of the communities affected, given its immense reach potential. At last, based on Rio de Janeiro’s resilience plan, it aims to provide subsidies for the conception of a specific management project for these buildings. |
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Keywords:Railway Heritage. Cultural Heritage Social Attribution. Railway and Passenger Transport History. Territories and Territorialities. Central do Brasil. Japeri. Madureira. Engenho de Dentro. Subúrbio Carioca. Baixada Fluminense. Rio de Janeiro. Manifest. Urban Resilience. |