Superintendência do Iphan em Roraima
A Superintendência do Iphan em Roraima, estabelecida em 2009, originou-se da 1ª Diretoria Regional, criada em 1979. Nos últimos anos, o IPHAN-RR tem promovido debates entre pesquisadores, estudantes, profissionais e a comunidade local, buscando uma melhor percepção sobre o patrimônio cultural e a importância da preservação, incluindo arqueologia, patrimônio imaterial e cultura indígena. O IPHAN-RR também tem buscado diálogo com órgãos licenciadores (Federal, Estadual e Municipais) para efetivar sua participação no licenciamento ambiental, conforme prevê a Portaria Interministerial nº 60/2015 e a Instrução Normativa IPHAN nº 1/2015.
A população de Roraima é marcada pela presença de migrantes de todos os Estados brasileiros, e de imigrantes, sobretudo da Guiana e da Venezuela. Mas é a pluralidade das etnias indígenas que estabelece o marco de identidade dos roraimenses. Em função dessa grande diversidade, o Estado detém importante patrimônio arqueológico, que inclui gravuras e pinturas rupestres, que compõem centenas de sítios cadastrados. Entre os sítios conhecidos, encontram-se sítios rupestres, oficinas líticas e sítios lito-cerâmicos. A Superintendência realiza ações educativas junto às comunidades, sobre o valor cultural dos vestígios arqueológicos e sua importância para a construção da identidade dos grupos humanos que ocuparam a região.
Todas as fiscalizações e projetos realizados em Terra Indígena são precedidos da autorização da Associação ou do Conselho responsável, e do(a) Tuxaua da Comunidade, e a execução é acompanhada por um membro da comunidade.
Para maiores informações, consulte nosso folder de divulgação.
DIVTEC IPHAN-RR - tecnica.rr@iphan.gov.br / DIVAD IPHAN-RR - administrativa.rr@iphan.gov.br