Patrimônio Arqueológico
O Piauí possui inúmeros e diversificados sítios arqueológicos cadastrados, sendo mais conhecida a região sudeste do estado, onde se encontra um complexo de sítios na área do Parque Nacional Serra da Capivara. Outro importante cenário arqueológico é o Parque Nacional de Sete Cidades, criado em 1961 e localizado no município de Piracuruca. Dezenas de sítios com vestígios pré-coloniais da América Latina foram cadastrados pelo Iphan nessa área, onde os processos erosivos ocorrem há 190 milhões de anos. Na chamada Primeira Cidade, está a Piscina dos Milagres (que nunca deixou de jorrar, mesmo durante os períodos de secas mais severas), além do Salão do Pajé onde é possível observar inscrições rupestres e grupamentos de rochas que parecem formar pequenas cidades, separadas entre si.
Localizado em área próxima ao Povoado Serra Nova - município de São Raimundo Nonato (PI) - encontra-se o Sítio Arqueológico Toca do Salitre, conhecido pela grande quantidade de pinturas rupestres existentes no abrigo sob rocha e considerado um dos mais bonitos da região. Nesse local, o Iphan desenvolve um projeto pioneiro de Educação Patrimonial, que abrange a área correspondente ao corredor ecológico localizado entre os parques nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões.
O Parque Nacional Serra da Capivara é inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Iphan, nos termos do Decreto Lei nº. 25/1937. Localizado no bioma Caatinga, na Região Nordeste, o Parque foi criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença humana na América do Sul. É subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e foi inscrito pela Unesco na Lista do Patrimônio Mundial, em 1991 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, pelo Iphan, em 1993. Na área protegida, foram localizados centenas de sítios arqueológicos, a maioria contendo painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. Com aproximadamente 130 mil hectares, o parque está localizado no sudeste do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.