Patrimônio Ferroviário
Em Antonina, no Paraná, a Estação Ferroviária do terminal ferroviário da Linha Morretes - Antonina é um dos bens que formam o Patrimônio Ferroviário Brasileiro. A construção da estação, em estilo eclético, ocorreu em 1916, após o incêndio que destruiu a antiga estação em madeira. Dois anos mais tarde, foi criado um ramal ligando a estação ao porto. Nos anos 1970, o ramal de Antonina foi praticamente desativado com o fechamento do porto da cidade, e reativado para cargas em 1980. Em 2003, a empresa América Latina Logística (ALL), concessionária da linha, voltou a usar esse mesmo ramal para transporte de cargas.
O Iphan concluiu o inventário do Patrimônio Ferroviário do Estado, que reúne os bens que compõem o Patrimônio Ferroviário da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). O acervo fotográfico da RFFSA foi identificado, restaurado e digitalizado, e está disponível para consulta pública. Criada por Getúlio Vargas, em 1957, a Rede Ferroviária Federal S.A. administrava as estradas de ferro de propriedade do Governo Federal e estava vinculada ao Ministério dos Transportes.