Paisagens Caiçaras – Difusão de narrativas sonoras, imagéticas e audiovisuais
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Universidade Federal do Paraná, apresenta a exposição virtual colaborativa Paisagens Caiçaras. Tendo como objetivo promover e difundir o Patrimônio Cultural Brasileiro, a mostra conta com 169 trabalhos em imagem, vídeo e texto, selecionados a partir do envio feito por 31 colaboradores. A comissão de seleção foi integrada por três técnicos do Iphan-PR, três professores da Universidade Federal do Paraná e um professor de História que é também tocador e detentor do Fandango Caiçara, bem cultural de natureza imaterial reconhecido pelo Iphan como nosso Patrimônio desde 2012. Ao todo foram submetidos 340 materiais por 38 pessoas, que se inscreveram através da chamada pública divulgada anteriormente no portal do Iphan, entre os dias 01 de março e 02 de abril.
No Iphan, a paisagem em sua dimensão cultural tem sido entendida como toda porção do território representativa do processo de interação do homem com o meio ambiente, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores. Sendo assim, ela é a expressão do convívio entre a natureza, os espaços construídos e ocupados, os modos de produção e as atividades culturais e sociais, numa relação complementar capaz de estabelecer uma identidade que não possa ser conferida por qualquer um desses elementos isoladamente. Dentro desse prisma, entendemos que as Paisagens Caiçaras não se constituem a partir de uma natureza de Mata Atlântica intocada, ou “preservada” da ação humana, mas sim, e justamente, a partir da relação das pessoas e comunidades que tradicionalmente habitam e preservam esse ecossistema com a sua fauna, flora, solos e cursos d’água, que é mediada por conhecimentos ancestrais de matemática, física, botânica, medicina, agricultura, artesanato, arquitetura, música, dança, poesia, culinária, navegação, pesca, religião etc.. A partir de olhares e escutas sobre os modos de vida caiçaras, as paisagens aqui apresentadas revelam que, às florestas, praias, mangues, ilhas, baías, estuários, restingas e outros ambientes litorâneos, é possível atribuir diversas camadas de valores culturais associadas às formas de habitar, cultivar, pescar, construir instrumentos musicais, bailar, entre outros “fazeres”, nesse território.
Nas próximas semanas, esta página receberá novos conteúdos produzidos pela equipe de curadoria a partir da releitura e edição dos materiais selecionados e aqui expostos, quais sejam: duas a três paisagens em formato de clipes sonoros e visuais, a serem postados no canal do Iphan no YouTube, e um catálogo digital, a ser disponibilizado em PDF, para download. O lançamento desses conteúdos será marcado pela realização de um webinário com a participação dos membros da equipe de curadoria e convidados. Fique atento às novidades!
Enquanto isso, o site do projeto segue aberto a novas colaborações, que podem ser feitas por meio de contato direto com a equipe de curadoria, pelo e-mail paisagenscaiçaras@gmail.com. A ideia é que a construção coletiva da exposição virtual não se encerre aqui, mas que esta se consolide como espaço de permanente compartilhamento, apropriação e difusão de narrativas sonoras e imagéticas sobre diversos temas do universo caiçara, incentivando que novas criações sejam feitas a partir de materiais pré-existentes, e fomentando o diálogo entre as mais variadas formas expressivas & o patrimônio. Participe!
Rede de Olhares & Escutas sobre o Tempo, o Espaço e o Modo de Vida Caiçara
Coletivo Caiçara – Boas Vindas
por Maria Angélica de Moura Miranda
Vivências estuarinas
por Carolina Bee Araújo
Créditos
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Presidente – Larissa Rodrigues Peixoto
Superintendente do Iphan no Paraná – Rosina Coeli Alice Parchen
Chefe da Divisão Técnica do Iphan no Paraná – Anna Eliza Finger
Setor de Difusão e Educação Patrimonial:
Lia Mity Ono
Setor de Patrimônio Imaterial:
Juliano Martins Doberstein
Marcelo Gruman
Rafael Antônio Motta Boeing
Exposição Paisagens Caiçaras
Organização & Curadoria:
Ary Giordani
Lia Mity Ono
José Carlos Muniz
Juarez Bergmann Filho
Juliano Martins Doberstein
Marcelo Gruman
Rafael Antônio Motta Boeing
Ronaldo Corrêa
Viviane Vedana
Comissão de Seleção:
Ary Giordani
Lia Mity Ono
José Carlos Muniz
Juarez Bergmann Filho
Juliano Martins Doberstein
Marcelo Gruman
Ronaldo Corrêa
Consultoria:
Viviane Vedana
Assistência de Produção:
Luiz Henrique Tovar
Criação do Catálogo:
Manoela Leão
Assessoria de Comunicação:
Juliana Brascher
Webdesigner:
Nilberto Júnior
Colaboradores
Antonia Regina Moura
Ariana Leal Prestes
Aurélio Rufo
Carla Beatriz Franco Ruschmann
Carlos Henrique Leite
Carlos Mendes
Carolina Bee Araujo
Cia de Teatro de Bonecos La Polilla
Cintia Bendazzoli
Claudia Maria Viana Barreto
Cristina Schimidh
Elizangela Sarraf
Etiene Flor
Flavio Rogerio Rocha
Geslline Giovana Braga
Henrique Luís Almeida
Ivan Ivanovick
Isabel Taliberti Galvanese
Janelize Nascimento Felisbino
Juliana Camargo Macedo
Laís Pinheiro
Lauro Borges
Lizangela Pinto Siqueira
Marcela Cristina Bettega
Marcio RM
Maria Angélica de Moura Miranda
Marília Kubota
Neide da Rocha Palumbo
Nicia Guerriero
Paulo Trindade Alberton
Rogério Soares
Sueli Aparecida Antunes da Silva
Vagner Pereira Gonçalves
Yasmin Alves Gonçalves
Contatos
Superintendência do Iphan no Paraná
Rua José de Alencar, 1808
Juvevê – Curitiba – PR
Telefone: (41) 3218-7000
iphan-pr@iphan.gov.br
protocolo.iphan.pr@iphan.gov.br
Projeto Paisagens Caiçaras
paisagenscaicaras@gmail.com