Escritório Técnico em Diamantina - Casa da Chica da Silva
A casa é um dos exemplares mais expressivos da arquitetura residencial mineira do século XVIII. Construída em estrutura autônoma de madeira, com vedações em adobe e pau-a-pique, tudo indica que inicialmente era composta por partido retangular compacto. Destaca-se particularmente, no conjunto da casa, a bela varanda lateral, inteiramente composta por painéis treliçados, almofadados e com balaústres, atestando a influência mourisca na arquitetura brasileira.
Internamente, conserva os elementos típicos das construções do período minerador, com as superfícies de alvenaria rebocadas e caiadas, pisos em largas tábuas e forros em esteira ou madeira em saia-e-camisa. Possui, ainda, amplo quintal com 2.200 metros quadrados disposto em arrimos de pedra seca. Comprada e restaurada pelo Iphan na década de 1980, o imóvel atualmente abriga o Escritório Técnico do Iphan em Diamantina.
Biblioteca Antônio Torres
Em Diamantina, o Iphan mantém ainda a Biblioteca Antônio Torres. O edifício da Biblioteca foi doado à União pela Senhora Virgínia Neto Aguiar, em abril de 1942.
Construído no século XVII para fins residenciais, conserva ainda hoje um muxarabi em um dos balcões do pavimento superior. Somente esse fato já confere singularidade ao sobrado, que também abriga acervos representativos da região: o bibliográfico do escritor Antônio Torres, e acervos textual e iconográfico originários do Fórum, além de outros registros valiosos da história da cidade.