Patrimônio Imaterial
A I Reunião de Avaliação da Salvaguarda de Bens Registrados foi realizada em 2010, em São Luís (MA), organizada pelo Iphan, para implementar o monitoramento e avaliação descentralizada dos processos de salvaguarda de bens imateriais registrados, em todo o Brasil. Esses eventos reúnem detentores dos bens culturais imateriais registrados e gestores de ações de salvaguarda desses bens, desenvolvidas por organizações governamentais e não governamentais. Salvaguardar um bem cultural de natureza imaterial é apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência. No Maranhão, estão registrados o Tambor de Crioula e o Complexo Cultural do Bumba meu boi, além da Roda de Capoeira e do Oficio e Mestres da Capoeira que são bens protegidos em todos os estados brasileiros.
Tambor de Crioula do Maranhão - É uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores que ocorre na maioria dos municípios do Maranhão. Referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses que compartilham um passado comum. Seus elementos rituais permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.
Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão - Na grande celebração do Bumba meu boi se confundem fé, festa e arte, em uma mistura de devoção, crenças, mitos, alegria, cores, dança, música, teatro e artesanato, entre outros elementos. Seu ciclo festivo divide-se em quatro etapas: os ensaios, o batismo, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte. Nesse universo, destaca-se, também, a riqueza das tramas e personagens. No período entre o Sábado de Aleluia e a véspera do Dia de São João (em junho) acontecem os ensaios e os preparativos, como os batismos dos Bois, quando os grupos obtêm a licença do santo protetor dos Bumbas para as brincadas. Após o ritual católico, adaptado para permitir que os grupos possam brincar, iniciam-se as apresentações. Entre julho e dezembro são realizados os rituais de morte dos Bois e o encerramento do ciclo festivo do Bumba meu boi.
Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira - É um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Os mestres são detentores dos conhecimentos tradicionais dessa manifestação e responsáveis pela transmissão de suas práticas, rituais e herança cultural. O conhecimento produzido para instrução do processo permitiu identificar os principais aspectos que constituem a capoeira como prática cultural desenvolvida no Brasil: o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira e como tal reconhecidos por seus pares.
Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) - No Maranhão, o Iphan realizou os inventários dos bens culturais imateriais Complexo do Bumba meu Boi e Tambor de Crioula, e do patrimônio material formado pelo município de Alcântara e centro histórico de São Luís. No Estado, também foram concluídos os seguintes mapeamentos: Mapeamento Cultural e Material dos municípios de Rosário, Bacabeiras e Santa Rita; e Mapeamento Cultural dos municípios de Codó, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Dom Pedro, Imperatriz e João Lisboa.