Superintendência do Iphan no Maranhão
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desenvolve ações de preservação do patrimônio cultural no Maranhão desde 1976, quando estabeleceu sede no estado como 3ª Diretoria Regional com jurisdição extensiva aos estados do Piauí e Ceará. Em 1990, um reordenamento da instituição transformou a Diretoria na 3ª Coordenação Regional, com atuação exclusiva no Maranhão.
Dentre as principais ações realizadas pelo Iphan no estado, destacam-se o encaminhamento, à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da inscrição da cidade de São Luís na Lista Representativa de Bens Culturais Patrimônio Cultural Mundial, reconhecimento recebido em 1997, devido à conservação de uma tradição cultural rica e diversificada da capital maranhense com destaque para edificações de significativo valor cultural distribuídas pelo traçado de cidade colonial portuguesa do século XVIII. Em 2017, uma nova gestão junto à Unesco resultou na inscrição do Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão na Lista Representativa de Bens Culturais Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 11 de dezembro de 2019.
Alcântara, cidade localizada do outro lado da Baía de São Marcos e que mantém registros de um importante período histórico com seu valioso patrimônio artístico, paisagístico e arqueológico, recebe proteção do Iphan/MA, onde o órgão tem instalado um Escritório Técnico responsável pela fiscalização dos bens móveis, imóveis e arqueológicos e orientação dos moradores no sentido de preservar seu patrimônio cultural.
Para além das cidades históricas, o Iphan/MA atua no licenciamento ambiental, fiscalizando e acompanhando empreendimentos que são instalados no estado, supervisionando as ações no âmbito da arqueologia, como pesquisas, avaliação de relatórios de impacto e acompanhamento das Instituições de Guarda, protegendo e salvaguardando os bens arqueológicos.
O Patrimônio Cultural Imaterial é, desde 2004, objeto de ações do Iphan no Maranhão, ano em que foi iniciado o Inventário Nacional de Referências Culturais do Tambor de Crioula, que resultou, em 2007, no registro desse bem cultural maranhense. Nesse ano também foram iniciadas as primeiras ações para o registro do segundo bem cultural imaterial do estado: o Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão.
Na proteção do Patrimônio Imaterial, o Iphan/MA realiza ações de salvaguarda do Tambor de Crioula, Bumba meu boi, Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira, Matrizes Tradicionais do Forró, Literatura de Cordel e Repente. As ações envolvem mobilização de detentores, mapeamentos, oficinas de transmissão de saberes e projetos de educação patrimonial, dentre outras.