Patrimônio Ferroviário
A Leopoldina Railway pautou sua atuação no Estado do Espírito Santo pela compra de trechos de linha férrea construídos por empresas privadas e públicas no contexto dos programas estratégicos de viabilização do escoamento da produção cafeeira, em alta no Estado, no início do século XX. Os diversos trechos construídos deram origem à “Linha do Litoral”, estrada de ferro muito significativa no direcionamento socioeconômico e na expansão populacional do Espírito Santo.
A primeira parte da linha férrea no Espírito Santo está incluída no trecho Campos-Cachoeiro que foi, em parte, executado pela Estrada de Ferro Carangola e adquirido pela Leopoldina Railway em finais do século XIX, tendo sido concluído por essa última. Em um esforço do governo local para direcionar o escoamento da produção cafeeira para o Porto de Vitória e facilitar o acesso dos imigrantes às áreas que seriam povoadas, no interior do Estado, foi construído o trecho Cachoeiro-Vitória, executado pela empresa pública Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo.
A ferrovia e as demais construções do sistema ferroviário foram vendidas para a Leopoldina Railway a fim de aliviar as finanças do estado em 1907. Antes da venda, entretanto, foi executado pela Estação Ferroviária do Sul do Espírito Santo (EFSES) o primeiro trecho correspondente à ligação entre Vitória e Engenheiro Reeve (atual Matilde). As demais estações e o prolongamento da linha até Cachoeiro foram construídos pela Leopoldina, tendo sido exigido, como condicionante para a venda, a conclusão do trecho e a execução da ligação com o estado de Minas Gerais. A empresa, apesar de modificar o traçado original, atendeu à exigência efetuando a ligação entre Cachoeiro e Espera Feliz, ramal atualmente erradicado.
Estações valoradas pelo Iphan, no Espírito Santo:
Estação Ferroviária de Vitória, em Argolas - Vila Velha (ES)
Estação Ferroviária de Matilde - Alfredo Chaves (ES)