Patrimônio Imaterial
Em sua trajetória, Brasília propiciou uma fusão de manifestações populares, aliando correntes migratórias de vários estados do País, que para cá afluíram desde o início da construção da cidade. Assim, expressões culturais oriundas de regiões diversas do Brasil têm representatividade no DF, seguindo tradições e/ou sofrendo reinterpretações e releituras, além daquelas que começam a se firmar como expressões próprias de uma cultura Candanga em formação.
Em razão disso, no Distrito Federal há incidência de alguns dos bens culturais registrados pelo IPHAN, tais como: o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, a Roda de Capoeira, o Ofício dos Mestres de Capoeira, a Literatura de Cordel, o Repente, o Ofício das Baianas de Acarajé e as Matrizes do Forró. Além disso, possui um quadro diversificado de manifestações e expressões da cultura local, de as celebrações e de lugares especiais onde tais manifestações ocorrem. Deste universo, parte dele encontra-se identificada por meios de inventários.
Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) - O Iphan - DF realizou estudos para o conhecimento do seu Patrimônio Imaterial utilizando a metodologia de inventários do IPHAN, o INRC. Alguns deles resultaram nas publicações: Terreiros do Distrito Federal e Entorno; Vale do Amanhecer; A cidade e suas feiras: um estudo sobre as feiras permanentes de Brasília. Além disso, simultaneamente ao inventário de bens arquitetônicos referente à Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, foi realizada pesquisa daquele espaço, de grande confluência de trabalhadores de todo o Distrito Federal e entorno, conceituado como lugar focal da vida social de Brasília. E além das pesquisas realizadas no âmbito da Superintendência do IPHAN em Brasília, também apoiamos o governo local nos estudos referentes ao patrimônio por ele reconhecido. Dessa parceria surgiu o INRC para a salvaguarda do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro Freire como Patrimônio Imaterial no Distrito Federal.
Outros bens culturais encontram-se nas etapas finais do processo de Registro, como o Choro, significativo no âmbito do universo cultural de Brasília.