Superintendência do Iphan no Ceará
A Superintendência do Iphan no Ceará foi criada pelo Decreto nº 6.844, de 7 de maio de 2009. Antes disto, em 1982, havia sido instalada como a 4ª Coordenação Regional, para atender aos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Em 2002, passou a abranger também o Piauí, em função das ações voltadas para a preservação do patrimônio arqueológico. Atualmente, funciona em um prédio tombado, em Fortaleza, na Praça José de Alencar, onde uma biblioteca com mais de três mil títulos está aberta à população.
O Ceará possui quatro conjuntos urbanos tombados (cidades históricas) e a Superintendência responde pela proteção de um rico e valioso patrimônio formado por edificações que se destacam por seus azulejos portugueses de alto valor. Um exemplo é a cidade Aracati - sede do município onde se localiza Canoa Quebrada, uma das praias mais famosas do mundo - que possui mais de 2.500 edificações construídas e decoradas com esses azulejos.
Entre as atividades realizadas pela superintendência estão a promoção de debates e a difusão de informações sobre conservação e restauração. O Instituto fomenta políticas que levem à permanência dos bens culturais tombados, como o conjunto arquitetônico e urbanístico de Icó, considerado o melhor da arquitetura tradicional feita no Estado. Existem bens tombados em vários municípios, a exemplo da Capela de Nossa Senhora da Conceição de Itans, em Itapiúna, restaurada e reaberta à comunidade, além do patrimônio arqueológico que possui 528 sítios cadastrados até dezembro de 2014.
Soma-se às ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural cearense a edição de livros didáticos, como cartilhas dirigidas ao público em geral e livros didáticos para o ensino fundamental, em parceria com outras instituições. Os bens do patrimônio imaterial registrados são a Roda de Capoeira, Ofício dos Mestres de Capoeira, Teatro de Bonecos do Nordeste e a Festa do Pau de Santo Antônio de Barbalha.
Rua Senador Jaguaribe, S/N.
Complexo Estação das Artes, Bairro Moura Brasil - 60010-10 Fortaleza (CE)
Horário de funcionamento: Seg a sex das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefones: (85) 99404-7551 / 99404-7876 / 99404-6681
E-mail: iphan-ce@iphan.gov.br