Patrimônio Imaterial
O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é um dos instrumentos de Proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e ocorre em função das referências culturais presentes em um determinado território. Tais áreas podem ser reconhecidas em diferentes escalas, ou seja, corresponder a uma vila, um bairro, uma zona ou mancha urbana, uma região geográfica culturalmente diferenciada ou a um conjunto de segmentos territoriais.
Em Alagoas, o Iphan concluiu os seguintes inventários: Referências Culturais de Penedo, Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, Documentação Audiovisual das Referências Culturais da Mandioca e Taipa, e o inventário de Marechal Deodoro. INRCs foram realizados em Penedo e Marechal Deodoro (Documentação Audiovisual das Referências Culturais da Mandioca e Taipa) e o Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas (abrangendo todo o Estado).
Por meio do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), o Iphan apoia, desde 2005, vários projetos em diferentes localidades alagoanas, entre os quais estão: Modos de Construir, Modos de Alimentar: Memórias da Paisagem Caeté nas Alagoas, em cidades como Piaçabaçu, Coruripe e Jequiá; e o Projeto Gira da Tradição, que trata da transmissão dos saberes tradicionais e das práticas do povo de Santo, de Maceió, aliado à preservação da memória cultural dos antepassados envolvendo a Casa de Iemanjá (Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás).