Sobre o SEI!
O SEI! é o Sistema Eletrônico de Informações, uma ferramenta que permite a produção, edição e assinatura de documentos e trâmite de processos por meio de uma plataforma virtual. Sua implantação é uma determinação legal e obrigatória em toda a administração pública e vem sendo, passo a passo, se tornando uma realidade nas instituições públicas.
O Iphan aderiu ao SEI! ainda no final de 2015 e vem capacitando seus servidores, realizando configurações e ajustes a fim de atender as rotinas de trabalho e processos institucionais de forma que o sistema seja plenamente implantado e opere em todas as Unidades até meados de 2017.
A plataforma do Sistema foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedida gratuitamente para as instituições públicas por meio do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Nela, um conjunto de módulos e funcionalidades vem promover a eficiência administrativa, inovando as práticas de trabalho e garantindo eficácia e segurança.
Com interface amigável, o SEI! é um sistema de gestão que propõe a virtualização dos documentos, abandonando a ideia do papel enquanto único suporte possível para os processos institucionais. Dessa forma, ele permite que um mesmo processo seja compartilhado de forma atual e simultânea entre diferentes unidades – mesmo que fisicamente distantes -, reduzindo tempo e aumentando eficiência. É o Iphan começando a trilhar seus próximos 80 anos!